Dia Internacional da Rapariga

Publicado em quarta-feira, 12 outubro 2016 15:12

O Camões, I.P. associa-se à iniciativa que a P&Factor lançou no dia 11 de outubro de 2016 para comemorar o Dia Internacional da Rapariga e suscitar maior apoio à situação particular das meninas e raparigas de todo o mundo no quadro da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

A Iniciativa da P&F Factor junta academia, empresárias/os, artistas, parlamentares, profissionais, ativistas e associações num Apelo conjunto: Precisamos em Portugal de uma Agenda 2030 que seja hoje transformativa do poder de meninas e raparigas, que enforme e tenha impacto no futuro de toda a humanidade.

Os resultados são conhecidos: aumento da saúde materno-infantil, incluindo melhor nutrição e redução de situações de mortalidade e morbilidade; respeito e proteção dos direitos e saúde sexual e reprodutiva, incluindo o acesso à contraceção, parto seguro e informação, redução de todas as formas de violência, incluindo a doméstica e com base no género, igualdade e qualidade na educação em todos os níveis de ensino, aumento do poder e autonomia económica das mulheres, famílias e países e do acesso à posse de meios de produção, uso sustentável de energias limpas, água e saneamento de qualidade.

Outros objetivos a atingir são a redução das desigualdades e discriminações, o aumento da qualidade das organizações e representação, a diminuição da pobreza e o Desenvolvimento e direitos humanos sem deixar ninguém para trás.

Conheça (em anexo) quem faz deste um compromisso.