Dia Mundial da Ajuda Humanitária | 19 de agosto

Publicado em quarta-feira, 19 agosto 2020 12:02

Celebra-se, a 19 de agosto, o Dia Mundial da Ajuda Humanitária, instituído pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em 2009. A data homenageia trabalhadores da saúde e ajuda humanitária que continuam, apesar das adversidades, a fornecer suporte vital e proteção às populações que necessitam de assistência.Este ano, a comemoração ocorre no contexto do combate à pandemia COVID-19, aumentando os desafios que os trabalhadores humanitários enfrentam na assistência às populações em situações de crise humanitária.

De acordo com a ONU, 168 milhões de pessoas em todo o mundo necessitam de ajuda humanitária e proteção, maioritariamente vítimas de conflitos, catástrofes e desastres naturais, cujo financiamento estimado para uma resposta adequada às necessidades ascende a mais de 28 mil milhões de dólares.

Portugal tem concorrido para o esforço global comum de resposta às crises humanitárias, traduzido na resposta aos apelos lançados e na contribuição anual para o Fundo Central de Resposta de Emergência das Nações Unidas (CERF), que permite dotar as Agências das Nações Unidas de maior flexibilidade para alocar recursos para as necessidades humanitárias mais imediatas.

Destaca-se a participação do Estado Português na Ponte Aérea Humanitária da União Europeia, mecanismo que concorre para a resposta integrada das instituições e Estados-membros da UE (Equipa Europa) para a mitigação dos efeitos da COVID-19, através da entrega de material clínico e hospitalar, medicamentos, vacinas e equipamentos de proteção individual. Nesse quadro, Portugal foi facilitador de voos humanitários para a Guiné-Bissau, Haiti, São Tomé e Príncipe, e Venezuela.

Tópicos neste artigo: