Dia Mundial da Alimentação

Publicado em sexta-feira, 16 outubro 2020 10:18

Assinala-se, a 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, sob a égide da  Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

 

A Organização publica um relatório anual sobre “O estado da segurança alimentar e nutricional no mundo” (SOFI), este ano dedicado ao tema da transformação dos sistemas alimentares para dietas saudáveis a preços acessíveis (disponível aqui).

O Camões, I.P., é parceiro das ações do Programa Alimentar Mundial (PAM) no âmbito da assistência e segurança alimentar, nutrição, e programas de alimentação escolar em países prioritários para a Cooperação Portuguesa, como Angola e Moçambique.

No quadro das Linhas de cofinanciamento de projetos de ONGD, o Camões, I.P., tem apoiado intervenções da sociedade civil nos setores da nutrição e segurança alimentar, nas vertentes de Cooperação para o Desenvolvimento, Ação Humanitária e Educação para o Desenvolvimento, implementadas em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cuba e em Portugal.

No âmbito da 3.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique, na componente “Promoção e Desenvolvimento do Ensino Pré-escolar”, cuja intervenção tem por objetivo a prestação de um serviço formal de educação pré-escolar com qualidade, existe uma área dedicada à nutrição. Neste contexto, são fornecidas diariamente refeições quentes enriquecidas de acordo com ementa definida por uma nutricionista. Anualmente é efetuada a avaliação antropométrica de todas as crianças que frequentam as escolinhas, com o encaminhamento dos casos de desnutrição ou risco de desnutrição para as Unidades de Saúde.

São beneficiários diretos desta intervenção as 415 crianças, entre os 3 e os 6 anos de idade, que frequentam as escolinhas do Cluster.

Este ano, e devido à situação de pandemia, o conhecimento sobre boas práticas alimentares será levado até às famílias através de um programa de rádio que conta com 16 episódios destinados à Alimentação e Nutrição em meio escolar. Para além de convidados de várias áreas o programa terá ainda o testemunho de educadores e de encarregados de educação das crianças das escolinhas da Ilha.

31868 L2

 

O Projeto Quinta Portugal apoia comunidades rurais em Timor-Leste na diversificação dos seus sistemas agroflorestais, realizando formações em boas práticas agroflorestais, disponibilizando sementes e mudas de árvores de fruta, de commodities agroflorestais (canela, baunilha, cravinho, café, pimenta) e de espécies florestais, apoiando a sua implantação e procurando estabelecer ligações ao mercado.

O Centro Agroflorestal da Quinta Portugal, onde o Projeto está baseado, tem vindo ao longo dos anos a transferir conhecimento em boas práticas agrícolas e florestais, procurando contribuir para a melhoria e incremento da produção alimentar e agroflorestal realizada por comunidades rurais de Timor-Leste.

31868 L3