Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

Publicado em quarta-feira, 21 maio 2014 13:02

O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento comemora-se a 21 de maio, representando uma oportunidade para se aprofundar a compreensão sobre os valores da Diversidade Cultural e para se refletir sobre a riqueza na diferença e o respeito pelo outro.

Em 2001, a UNESCO adotou a Declaração Universal sobre a Diversidade Culturale em dezembro de 2002, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na sua Resolução 57/249, instituiu esta celebração a 21 de maio.

A Câmara Municipal de Lisboa assinala este dia apresentando a sexta edição do Festival “Todos, uma caminhada de culturas”, em 2014 dedicado ao tema “Povo, um povo de povos”.

Os Vereadores da Cultura, Catarina Vaz Pinto, dos Direitos Sociais, João Afonso, das Relações Internacionais, Carlos Castro e a Diretora do GLEM, Manuela Júdice, participam numa apresentação a ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 18h00.

No próximo dia 28 de maio, também em referência ao Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, a Plataforma Portuguesa das ONGD e o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) organizam a exibição do documentário “Kolá San Jon é Festa di Kau Berdi” (2011).

A projeção, marcada para as 18:00 no Auditório da sede da CPLP (Palácio Conde de Penafiel, Rua de S. Mamede, nº 21, em Lisboa), será seguida de um debate com a presença do realizador, Rui Simões.

O documentário, com duração de 60 minutos, versa sobre os habitantes do bairro da Cova da Moura, cabo-verdianos na sua maioria, que recuperam e põem em ação uma festa tradicional do seu arquipélago de origem, um ritual característico das Festas Juninas.

A sessão tem entrada livre, sujeita a inscrição mediante envio de um email com o título do filme e o nome para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Este evento insere-se no Ciclo de Cinema “Cine-ONU / Direitos e Desenvolvimento”, iniciativa conjunta da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) e da UNRIC, apoiada desde setembro de 2012 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Veja aqui a Declaração Universal da Diversidade Cultural