Dia Mundial da Língua Portuguesa

Publicado em quinta-feira, 30 abril 2020 21:25

O evento comemorativo do Dia Mundial da Língua Portuguesa, organizado pelo Camões, I.P., em parceria com CPLP, UNESCO e  ONU News será  disponibilizado a partir das 12h00 de dia 5 de maio no canal Camões, I.P. do YouTube.

O evento incluirá testemunhos do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro português, António Costa, do chefe de estado de Cabo Verde e presidente em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, do secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e de Sampaio da Nóvoa, representante de Portugal na UNESCO.

Testemunhos de escritores, desportistas, cientistas, artistas e demais individualidades gravados em vídeo serão igualmente divulgados, procurando dar expressão à dimensão pluricêntrica da Língua Portuguesa. Manuel Alegre, José Ramos-Horta, Mia Couto, Germano Almeida, Maria Manuel Mota, Adriana Calcanhotto, Fernando Pimenta, Flora Gomes, Carminho, Milton Hatoum e o Cardeal José Tolentino Mendonça são algumas das individualidades.

Um concerto com os cantautores Aline Frazão (Angola), Ivan Lins (Brasil), Teófilo Chantre (Cabo Verde), Manecas Costa (Guiné-Bissau), Stewart Sukuma (Moçambique), João Gil (Portugal), Tonecas Prazeres (São Tomé e Príncipe) e Zé Camarada (Timor-Leste) encerrará o evento, que permanecerá disponível e de acesso público no YouTube.

 

Rede Camões, I.P. 

As redes externas do Camões, I.P., em particular as redes de Coordenação de Ensino e de Centros Culturais, irão assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, nomeadamente através da realização de atividades com recursos digitais.

Neste âmbito, realizam-se 132 atividades, em 33 países.

 

Publicação"A Língua Portuguesa como Ativo Global"

Hoje, 5 de maio, disponibilizamos o  em formato digital gratuito: «O Essencial Sobre A Língua Portuguesa como Ativo Global», de Luís Reto, Nuno Crespo, Rita Espanha, José Esperança e Fábio Valentim. Uma edição da Imprensa Nacional Casa da Moeda que contou com o apoio do Camões, I.P.

 

 Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Para assinalar a efeméride, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a Porto Editora e o Plano Nacional de Leitura lançam o concurso literário "Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa".

Este concurso literário tem a particularidade de se dirigir aos muitos milhares de alunos que estão a frequentar cursos de língua e cultura portuguesas um pouco por todo o mundo, nomeadamente na rede de Ensino Português no Estrangeiro, em leitorados do Camões, I.P., e em universidades com Centros de Língua Portuguesa (CLP).

O desafio é escrever um conto inédito (entre uma a três páginas), cuja autoria e originalidade deve ser atestada pelo respetivo professor. Para assegurar a abrangência deste concurso, foram definidas categorias atendendo à idade (dos 8 aos 14 anos e a partir dos 15 anos) e níveis de proficiência da língua dos alunos. Os trabalhos serão avaliados por um júri de cinco elementos em representação das três entidades organizadoras (Porto Editora, Camões, I. P. e Plano Nacional de Leitura) e os vencedores serão conhecidos a 5 de maio de 2021.

 Outras iniciativas

FESTIVAL LISBOA CINCO L

A Câmara Municipal de Lisboa, na qualidade de promotora do Festival Lisboa Cinco L (entretanto reagendado para maio de 2021), a organização do festival e a sua Direção Artística, decidiram assinalar e associar-se às comemorações do dia da Língua Portuguesa com um evento que decorrerá nesse mesmo dia, em streaming, com produção executiva da The Book Company.

A programação conta com a participação de um conjunto alargado de autores lusófonos de referência (Ana Margarida de Carvalho, Antonio Prata, Dulce Maria Cardoso, Flaviano Mindela dos Santos, Germano Almeida, Isabela Figueiredo, José Eduardo Agualusa, Luís Cardoso de Noronha, Mbate Pedro, Olinda Beja e Ondjaki), uma sessão inaugural com intervenções de Fernando Medina,  António Manuel Sampaio da Nóvoa e  José Pinho, e um conjunto de dois filmes curtos de Tiago Pereira.

Estas sessões serão transmitidas em simultâneo num conjunto de páginas e plataformas, das 15h30 à 18h45, que incluem as páginas de Câmara Municipal de Lisboa, da Agenda Cultural de Lisboa e das Bibliotecas Municipais de Lisboa.

PÁGINA UNESCO 

A UNESCO lançou uma página dedicada ao Dia Mundial da Língua Portuguesa disponível em português e nas seis língua oficiais das Nações Unidas. Por ocasião deste dia internacional, esta agência das Nações Unidas divulgou ainda uma mensagem da Diretora-Geral, Audrey Azoulay, que nela afirma que "a língua portuguesa tende para a universalidade, fervilhando de criatividade em todas as latitudes, de Angola ao Brasil, de Portugal a Moçambique, de Timor-Leste a Cabo Verde".

EMISSÃO FILATÉLICA CTT

Os CTT apresentaram a 5 de Maio uma emissão filatélica que assinala o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa e os 30 Anos da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP). 

Raúl Moreira, Director de Filatelia dos CTT, explicou que os Correios de Portugal quiseram assinalar a data com uma emissão de selos postais da República que entra em circulação exatamente a 5 de Maio de 2020, e aproveitaram também a oportunidade para “evocar na mesma emissão os 30 Anos da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP), que se comemoram igualmente em 2020”.

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, organizou uma programação online para celebrar este dia internacional. A programação inclui uma conversa com o músico e escritor angolano Kalaf Epalanga e uma sessão de "Poesia na Língua do Slam" com participantes de países.