Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021

Publicado em segunda-feira, 26 abril 2021 10:25

O Dia Mundial da Língua Portuguesa comemora-se a 5 de maio, tendo sido celebrado, pela primeira vez, em 2020, após consagração pela UNESCO em novembro de 2019.

No presente ano, a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa procura constituir um meio de celebração da Língua e da sua dimensão crescentemente global, refletindo e dando voz à multiplicidade de vozes que a compõe e que constitui um dos seus traços fundamentais.

Afirmar a Língua Portuguesa enquanto língua global de ciência, cultura, economia, diplomacia e paz é também objetivo da comemoração deste Dia que, como tal, procura envolver diferentes intervenientes e protagonistas destas múltiplas dimensões da Língua Portuguesa. 

Rede Camões, I.P. 

As redes externas do Camões, I.P., em particular as redes de Coordenação de Ensino e de Centros Culturais, irão assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, nomeadamente através da realização de atividades com recursos digitais.

Neste âmbito, está prevista a realização de 174 atividades, em 56 países.

Dados sobre a Língua Portuguesa

Programa Digital Camões, I.P.

O Camões, I.P. preparou uma programação digital que inclui a apresentação de uma antologia de 16 escritores de língua portuguesa, mesa-redonda com a participação de escritores, além de concertos, espetáculos de dança, concursos literários e sessões de cinema.

Publicação “Todas as Palavras que hão de vir”

Antologia dmlp lNeste dia simbólico para a Língua Portuguesa,  a Imprensa Nacional e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. disponibilizam gratuitamente, nos sites de ambas as instituições, o título “Todas as Palavras que hão de vir” que reúne textos de vários escritores dos países de língua portuguesa de diferentes gerações que partilham um registo de vivências pessoais em torno desta língua que os une.

Colaboram nesta obra autores como Bruno Viera Amaral, Conceição Lima, Eileen Almeida Barbosa, Germano Almeida, Jonato Xavier, Lídia Jorge, Luaia Gomes Pereira, Mbate Pedro, Mia Couto, Milton Hatoum, Odete Costa Semedo, Orlando Piedade, Pepetela, Rita Ié, Socorro Acioli e Vicente Paulino.

Todas as Palavras que hão de vir” é um título que celebra a dimensão da língua portuguesa como espaço de encontros e de projeção de futuros.

Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa

A Porto Editora, o Camões, I.P e o Plano Nacional de Leitura têm o prazer de anunciar os vencedores da primeira edição do concurso “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, lançado há exatamente um ano para celebrar a data consagrada pela UNESCO. É também de realçar o enorme sucesso desta iniciativa: o concurso literário “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa” teve a participação de 110 alunos de português oriundos de 12 países diferentes, que aceitaram o desafio de escrever um conto inédito na nossa língua.

Os textos foram avaliados por um júri de cinco elementos em representação das três entidades organizadoras, que elegeu os vencedores nas cinco categorias a concurso:

  • INFANTIL/JUVENIL (8-14 ANOS) A1/A2 – Julija Bambalaite-Garcia da Silva (França): “O herói do jurássico” B1 – Sofia Vincent (França): “Árvore de vidro”
  • JUVENIL/ADULTO A1/A2 – Iris Herlent (França): “Aquele que queria encontrar a sua própria história” B1/B2 – Tomasz Malinowski (Polónia): “Uma vista mágica numa cidade… numa cidade” C1/C2 – José Luís Termenón Pintos (Espanha): “Náufrago”

A segunda edição desta iniciativa “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, que será dedicada à Literacia dos Oceanos e cujos vencedores serão conhecidos a 5 de maio de 2022.

Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesas Online 

Um consórcio, integrando 6 instituições de ensino superior portuguesas (Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade NOVA de Lisboa e Universidade do Porto) e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., vai realizar pela segunda vez, nos próximos meses de junho e julho, um Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesas a distância, dirigido a um público não falante de Português como língua materna, naquela que se assume como uma cooperação e uma formação de contornos inovadores.  

Outras Iniciativas

Seminário do Dia Mundial da Língua Portuguesa em Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa com um seminário no Centro Cultural Vila Flor, a 5 de maio de 2021.
O seminário comemorativo é uma coorganização da Câmara Municipal e da Universidade do Minho e terá lugar no Centro Cultural Vila Flor.

 

Vídeos do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Youtube

Vídeos Dia Mundial da Língua Portuguesa