Dia Mundial da Língua Portuguesa 2022

Publicado em quinta-feira, 05 maio 2022 14:14

O Dia Mundial da Língua Portuguesa comemora-se a 5 de maio, tendo sido celebrado, pela primeira vez, em 2020, após consagração pela UNESCO em novembro de 2019.

Em 2022, a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa procura constituir um meio de celebração da Língua e da sua dimensão crescentemente global, refletindo e dando voz à multiplicidade de vozes que a compõe e que constitui um dos seus traços fundamentais.

Afirmar a Língua Portuguesa enquanto língua global de ciência, cultura, economia, diplomacia e paz é também objetivo da comemoração deste Dia que, como tal, procura envolver diferentes intervenientes e protagonistas destas múltiplas dimensões da Língua Portuguesa. 

Rede Camões, I.P. 

As redes externas do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em particular as redes de Coordenação de Ensino e de Centros Culturais, irão assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, nomeadamente através da realização de atividades com recursos digitais.

Neste âmbito, está prevista a realização de 150 atividades, em 54 países.

Dados sobre a Língua Portuguesa

Publicação “Este imenso mar”

Este imenso mar capa s2Neste dia simbólico para a Língua Portuguesa, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. disponibiliza gratuitamente o título “Este imenso mar”, que reúne textos de vários escritores contemporâneos de língua portuguesa. A antologia “Este imenso mar” é editada pelo Camões, I.P.

Colaboraram nesta obra autores como Alda do Espírito Santo, Alexandre Pinheiro Torres, Amélia Dalomba, Ana de Santana, Ana Mafalda Leite, António Carlos Cortez, Arlindo Barbeitos, Arnaldo Santos, Carlos Morais Lopes, Conceição Lima, Dalila Teles Veras, Dina Salústio, Edmundo de Bettencourt, Eduardo White, Fernanda Dias, Fernando Martinho Guimarães, Fernando Sales Lopes, Fernando Sylvan, Filinto Elísio, Filipe Zau, Gisela Casimiro, Glória Sofia, Herberto Helder, Hirondina Joshua, Irene Lucília Andrade, J. A. S. Lopito Feijóo K., João Cabral do Nascimento, José Agostinho Baptista, José Rodrigues de Paiva, José Tolentino de Mendonça, Júlio Hortas, Leonor Sampaio Silva, Luís Cardoso, Maria Alexandre Dáskalos, Maria de Lourdes Hortas, Mia Couto, Odete Semedo, Orlando da Costa, Ovídio Martins, Paula Tavares, Priscila Branco, Ricardo Cabaça, Ruy Cinatti, Ruy Duarte de Carvalho, Sangare Okapi, Teresa Rita Lopes, Tony Tcheka, Vera Duarte, Waldir Araújo, Yao Feng.

 Aceda à publicação digital aqui.

Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Contos2022 bannerA Porto Editora, o Camões, I.P. e o Plano Nacional de Leitura anunciaram, no dia 5 de maio de 2022, os vencedores da segunda edição do concurso “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, lançado há exatamente dois anos, para celebrar a data consagrada pela UNESCO. É também de realçar o enorme sucesso desta iniciativa: no âmbito desta edição do concurso literário “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa” foram recebidos 122 contos, nas 5 categorias a concurso. Os vencedores da terceira edição dos “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, que será lançada no dia 5 de maio de 2022, serão conhecidos daqui a um ano, a 5 de maio de 2023.

Conheça os vencedores da 2.ª edição aqui.

Aceda à publicação digital aqui.

Revista Camões

camões26 bannerNo âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa de 2022, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. editou um novo número da Revista Camões com o qual, após um interregno de sete anos, retoma uma publicação que teve início em 1998, com o propósito essencial de promover a língua portuguesa e as culturas em língua portuguesa. 

Sob o título Uma língua cheia de mundo - Breviário de Literatura Portuguesa – Cátedras Camões, I.P., o n.º 26 da Revista Camões reúne onze artigos produzidos por investigadores de Cátedras do Camões, I.P. no mundo, nomeadamente por algumas das que têm escritores portugueses como seus patronos - Almada Negreiros, António Lobo, Aquilino Ribeiro Antunes, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, José Saramago, Lídia Jorge, Manuel Alegre e Vergílio Ferreira - sob a coordenação científica do professor Roberto Vecchi. Mais informação aqui.

Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesas Online 

CV bannerUm consórcio, integrando 6 instituições de ensino superior portuguesas (Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade NOVA de Lisboa e Universidade do Porto) e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., vai realizar pela terceira vez, nos próximos meses de junho e julho, um Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesas a distância, dirigido a um público não falante de Português como língua materna, naquela que se assume como uma cooperação e uma formação de contornos inovadores.

Espetáculo musical

A 5 de maio de 2022, pelas 19h00, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, terá lugar um espetáculo musical no âmbito da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que contará com jovens músicos de diferentes países da CPLP. 

Evento aberto ao público (sujeito a lotação).

Ruca Rebordão (Angola) - percussão e voz
Fred Martins (Brasil) - guitarra acústica e voz
Luiz Caracol (Portugal) - guitarra acústica, baixo e voz
Rolando Semedo (Cabo Verde) - baixo, guitarra, acústica e voz
Selma Uamusse (Moçambique) - textos de autores de língua portuguesa
 

Inauguração da Exposição “Mulheres Saramaguianas”

Saramago bannerSerá inaugurada no Dia Mundial da Língua Portuguesa, às 16h15, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, a exposição “Mulheres Saramaguianas”, produzida pela Fundação José Saramago (FJS) e pelo Centro Português de Serigrafia (CPS) no âmbito do Centenário do Nascimento de José Saramago. «Mulheres Saramaguianas» é um projeto criado no âmbito das celebrações do centenário de Saramago, reúne uma edição especial de serigrafias e gravuras inéditas de artistas portugueses, acompanhadas de textos, também eles inéditos, de escritoras de língua portuguesa.

A exposição reúne 6 obras gráficas que expressam a visão de 6 artistas portugueses sobre personagens femininas nas obras de José Saramago, complementadas com 6 textos de escritoras portuguesas sobre essas mesmas figuras assim recriadas. Contará com intervenções de Ana Saramago Matos (curadora), João Prates (CPS), Ana Margarida de Carvalho (escritora) e José Guimarães (artista plástico). 

Outras Iniciativas

  • Comemorações do 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa na Rádio Miúdos - A Rádio Miúdos vai promover um “encontro radiofónico” entre crianças de escolas portuguesas espalhadas pelo mundo da lusofonia. Uma iniciativa da Rádio Miúdos em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, e com o Camões, I.P. Saiba mais aqui.

Vídeos do Dia Mundial da Língua Portuguesa

  • Spot
  • Vídeo do Dia Mundial da Língua Portuguesa 2022 ( PT | EN | FR ) 
  • Lista de reprodução completa no Youtube

Vídeos Dia Mundial da Língua Portuguesa