Dia Mundial da População 2023

Publicado em terça-feira, 11 julho 2023 12:24

O Dia Mundial da População é celebrado anualmente a 11 de julho, com o objetivo de sensibilizar para as questões relacionadas com a população e reconhecer a importância das políticas demográficas no desenvolvimento socioeconómico dos países.

Todos os anos é abordada uma diferente questão específica. O Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) definiu para 2023 o tema «O que as mulheres e as meninas querem, tem importância». 

O desenvolvimento humano (com incidência na saúde e educação) é o enfoque temático central da cooperação portuguesa, enquadrando todas as ações a desenvolver nas áreas setoriais. O objetivo final é fomentar sociedades justas e inclusivas, não deixando ninguém para trás, e assegurando direitos e escolhas para todos.

Sabemos que as mulheres e as raparigas são desigualmente afetadas pelas múltiplas crises que temos vivido. A Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030 coloca a tónica nesta problemática, assumindo a igualdade de género e o empoderamento de mulheres e raparigas como uma prioridade transversal, sendo um catalisador para o estabelecimento de sociedades pacíficas, inclusivas e resilientes. Além disso, todas as atividades de cooperação são avaliadas com base em critérios e marcadores de género, sendo a emancipação das mulheres e das raparigas é um elemento fundamental para a prossecução da Agenda 2030 e para um desenvolvimento mais equitativo, justo e sustentável, respeitando os Direitos Humanos.

Entre 2018 e 2022 Portugal concentrou a maior parte da sua Ajuda Pública ao Desenvolvimento bilateral bruta na abordagem dos objetivos sociais da Agenda 2030, como a Educação (30%), a Saúde (9%), a Governação, Sociedade Civil e outras Infraestruturas Sociais (10%), tendo 30% da ajuda bilateral contribuído para o ODS 5 relativo à igualdade de género e ao empoderamento das mulheres.

Por esta ocasião, recordamos a apresentação, no dia 19 de abril de 2023, do relatório do FNUAP sobre a Situação da População Mundial em 2023,  intitulado “8 mil milhões de vidas - infinitas possibilidades: assegurando direitos e escolhas”.