Dia Mundial do Ambiente

Publicado em sexta-feira, 05 junho 2020 10:04

Hoje, dia 5 de junho, comemora-se pelo 48.º ano o dia Mundial do Ambiente. Neste período um longo caminho tem sido percorrido em matéria de sensibilização para a importância de preservar o meio ambiente. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada em 2015, constitui um passo importante na harmonização das várias vertentes da sustentabilidade, na qual a ambiental tem um papel relevante, uma vez que sem a sustentabilidade ambiental, a económica e a social só por si não nos conduzem aos logros desejáveis. Procuram-se atualmente sociedades contemporâneas, que promovam a descarbonização, resiliência, a erradicação da pobreza e o bem-estar das populações.

 

A cooperação portuguesa não quis, assim, deixar passar a efeméride sem alertar para a importância do tema para todos, e em especial para os países em desenvolvimento, em particular os mais vulneráveis como os Países Menos Avançados e os Pequenos Estados Insulares.

Foi a partir de 2009 que a Cooperação Portuguesa reforçou a sua intervenção neste domínio através de assistências técnicas focadas no apoio às comunidades e  na capacitação das instituições e respetivos quadros técnicos. O reforço destas intervenções da Cooperação Portuguesa que abrangem desde energias renováveis, água e saneamento, resíduos, biodiversidades, mitigação e adaptação às alterações climáticas, foi possível conjugando esforços de entidades públicas, privadas e da sociedade civil com o objetivo de apoiar os nossos parceiros no cumprimento dos seus compromissos no contexto da Agenda 2030 e da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas/Acordo de Paris.