Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação

Publicado em quarta-feira, 17 junho 2020 09:47

Hoje, 17 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação. A Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, aprovada em junho de 1994, juntamente com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada em 2015, constituem importantes metas para se alcançar a sustentabilidade social, ambiental e económica e para se atingir a neutralidade na degradação dos solos em 2030. As boas práticas de gestão da terra, incluindo o solo, particularmente a sua contribuição para a preservação da biodiversidade, agricultura sustentável e segurança alimentar, erradicação da pobreza, fortalecimento do papel da mulher, mitigar os efeitos das alterações climáticas e melhorar a disponibilidade de água, são cruciais para o logro destes objetivos.

Desde 1994 tem vindo a ser percorrido um longo caminho no sentido de sensibilizar e alertar para a dimensão global dos desafios colocados pela desertificação, degradação do solo e seca, ao desenvolvimento sustentável de todos os países em particular dos menos desenvolvidos, com especial relevância para África e países menos avançados.

Prosseguindo o objetivo de combate à desertificação e à mitigação dos efeitos da seca nos países afetados por seca grave e/ou desertificação, a cooperação portuguesa tem vindo a apoiar os países parceiros a combater este fenómeno e melhorar o bem-estar das comunidades.