Dia Mundial do Refugiado

Publicado em sábado, 20 junho 2020 10:30

Celebra-se hoje, 20 de junho, o Dia Mundial do Refugiado, instituído pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, no ano 2000. Esta data assinala a coragem e resiliência das pessoas que são forçadas a deixar para trás o seu país de origem devido a guerras, perseguições ou violações de direitos humanos.

 

Portugal está fortemente empenhado na proteção, assistência, acolhimento e integração de refugiados e migrantes, com destaque no reforço do direito à educação e de oportunidades académicas para refugiados, deslocados forçados e, no geral, mulheres e homens, jovens e crianças que se encontram em contextos de fragilidade ou de emergência.

Destaca-se, das iniciativas que recolhem o apoio do Governo Português, a Plataforma Global para os Estudantes sírios, que concebeu e desenvolveu um programa de bolsas de estudo de emergência para permitir que estudantes oriundos de países em conflito pudessem prosseguir a sua formação e, assim, preparar-se para o futuro e participar na reconstrução dos seus países, ou das respetivas comunidades de acolhimento.

A Cooperação Portuguesa tem cofinanciado bolsas de estudo de emergência e cursos de língua e cultura portuguesas, através daquela Plataforma Global, a estudantes universitários deslocados ou refugiados, maioritariamente sírios, que lhes permite iniciar, e/ou concluir, os seus estudos superiores em Instituições Universitárias em Portugal, ou noutro país europeu.

Este ano, esta efeméride é celebrada num contexto inédito, em resultado da pandemia de COVID-19 que tem aumentado as necessidades humanitárias das populações que se se encontram em situação vulnerável, com destaque para os refugiados e deslocados pela força. Portugal associou-se ao esforço da comunidade internacional em corresponder aos apelos lançados pelas Agências das Nações Unidas, entre as quais o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional das Migrações (OIM), para reforçar a sua atual capacidade de resposta humanitária em países parceiros da Cooperação Portuguesa, nos setores da assistência alimentar, abrigo e proteção de populações deslocadas e refugiadas.

[na foto: Mohammed é um refugiado sírio que teve uma bolsa de estudos conjunta da Plataforma Global para Estudantes Sírios e do ACM. Concluiu o Mestrado em Engenharia Eletrónica no Instituto Politécnico de Lisboa. Aqui, com a sua mulher, Nairouz, e filhos, no dia da defesa de tese (novembro de 2019) ]