Dinamarca: “Lisboa, Cidade Triste e Alegre”, de Victor Palla e Costa Martins na 3ª edição da Semana do Fotolivro de Aarhus

Publicado em quarta-feira, 21 setembro 2016 09:20

Lisboa, Cidade Triste e Alegre, de Victor Palla e Costa Martins, originalmente publicado em 1959 e que, no ano passado, conheceu nova edição pela Pierre von Kleist Editions, editora especializada em livros de fotografia, gerida por André Príncipe e José Pedro Cortes, estará em destaque na 3ª edição da Semana do Fotolivro de Aarhus, na Dinamarca, que decorre entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro de 2016. Este evento conta com o apoio do Camões, I.P.

O académico e especialista em matéria de livros de fotografia, José Luís Neves, apresentará este clássico que estará patente no Dokk1 – Aarhus Central Library (Hack Kampmanns Pl. 2, em Aarhus).

A 3ª edição da Semana do Fotolivro de Aarhus, promovida pela Escola Superior de Arquitetura daquela cidade dinamarquesa, em colaboração com a Galleri Image, é comissariada por especialistas internacionais sob a direção do curador independente Moritz Neumüller. Focalizada no desenvolvimento e no papel dos livros de fotografia como um meio artístico, a edição do presente ano inclui palestras, conversas e debates que incidirão sobre os processos colaborativos que se estabelecem entre o designer gráfico e o editor. Acrescem às exposições, palestras com artistas, debates, conversas, workshops e uma feira do livro.

Ao longo da Semana do Fotolivro de Aarhus, que se tem consolidado como um fórum de discussão em torno dos média, desfilarão nomes como Markus Schaden, diretor do Museu do Fotolivro em Colónia, Gösta Flemming, editor sueco, Eloi Gimeno, editor espanhol, o designer dinamarquês Aase Por, o fotógrafo irlandês Miriam O 'Connor, Thomas Wiegand, autor de Deutschland im Fotobuch, e o arquiteto e fotógrafo Lars Rolfsted Mortensen.