Egito: Documentário de Sérgio Tréfaut estreia e repete no Cairo

Publicado em terça-feira, 14 fevereiro 2012 16:21

A estreia de A Cidade dos Mortos, de Sérgio Tréfaut, no Cairo, inicialmente prevista para novembro de 2011, decorreu segunda-feira, 13 de fevereiro, com enorme afluência de público que encheu duas salas do Istituto Italiano di Cultura (IIC), na capital egípcia.

Dada a elevada afluência de público, o documentário será de novo exibido, hoje, no mesmo espaço cultural italiano.

Apresentado pelo diretor do mesmo instituto, pelo encarregado de negócios da Embaixada de Portugal e pela responsável do projeto Rising Stars, Sérgio Tréfaut manteve um debate participado com o público, no final da sessão.

As contingências das filmagens, o relacionamento do realizador com os habitantes da imensa necrópole, a peculiar relação com a morte no mundo islâmico foram alguns dos temas abordados por um público implicado na temática do documentário.

Solicitado por um espetador a comentar a quase ausência de monumentos no filme, Sérgio Tréfaut acentuou o seu gosto pelas pessoas, que sempre privilegia na sua obra.

Uma delegação da Comissão Europeia esteve presente na sessão que contou com grande número de representantes do corpo diplomático, agentes culturais, estudantes, quer egípcios quer de outras nacionalidades.