Bélgica: Dulce Maria Cardoso em Festival Internacional de Literatura

Publicado em segunda-feira, 18 março 2013 18:43

A literatura portuguesa faz-se representar no Festival Internacional de Literatura Passa Porta, em Bruxelas, pela escritora Dulce Maria Cardoso, que participa a 24 de março de 2013 numa mesa redonda subordinada ao tema “O imaginário sob pressão”.

Nesta edição, o Festival Passa Porta, que se realiza de 20 a 24 de março, reúne em Bruxelas escritores provenientes de Portugal, Espanha e Grécia, convidados a pronunciar-se sobre o papel da imaginação no contexto de uma Europa em crise.

A mesa redonda realiza-se pelas 15:00 no Beursschowburg (A. Ortsstraat 20-28). Para participar neste evento literário subordinado ao tema “Imagine!” deslocam-se a Bruxelas cerca de uma centena de escritores e filósofos de vários países do mundo.

A 23 de março, pelas 18:00, a escritora portuguesa marca também presença num encontro com leitores a decorrer na livraria Orfeu (Rue du Taciturne, 43).

Dulce Maria Cardoso desloca-se a Bruxelas com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, e da Embaixada de Portugal em Bruxelas.

Licenciada em Direito, Dulce Maria Cardoso nasceu em Carrazeda de Ansiães em 1964. Viveu a sua infância em Angola até 1975. Em 1999 recebeu uma bolsa de criação literária do Ministério da Cultura, tendo então escrito Campo de Sangue, obra que conquistou o Grande Prémio “Acontece” de Romance.

O seu segundo romance, Os Meus Sentimentos (2005), foi galardoado com o Prémio da União Europeia para a Literatura. O título O Chão dos Pardais é dado à estampa em 2009. Em 2011 publica O Retorno, romance em que narra a experiência dos retornados portugueses depois da Revolução.

A sua obra encontra-se editada em França, Brasil, Argentina, Espanha, Itália, Holanda, Grécia, Sérvia, Bulgária e Croácia, e tem sido objeto de estudo em várias universidades portuguesas e estrangeiras.