Educação para o Desenvolvimento: Renovação do Quadro Estratégico Nacional

Publicado em quinta-feira, 25 maio 2017 16:14

No dia 23 de maio de 2017 realizou-se no Camões, I.P., a primeira oficina de trabalho tendo em vista a renovação do quadro estratégico nacional da Educação para o Desenvolvimento.

A oficina foi dinamizada por uma equipa do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, liderada pela Professora Paula Duarte Lopes, e contou com representantes de instituições públicas e organizações da sociedade civil.

O processo que antecede a redação do novo documento contempla ainda a realização de uma oficina de trabalho de cariz estratégico, dedicada às mudanças a impulsionar, e uma outra focada na arquitetura de governação, no acompanhamento e no financiamento.

Ao longo de 2016, uma equipa da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto levou a cabo a avaliação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, vigente entre 2010 e 2016. O relatório recomenda que se proceda à «atualização da Estratégia, dado o reconhecimento nacional e internacional da sua relevância social, política e educativa».