Egito: Celebração do Centenário de Agustina Bessa-Luís | "Leituras de Agustina"

Publicado em segunda-feira, 12 dezembro 2022 14:26

Para assinalar o Centenário da escritora Agustina Bessa-Luís, o Leitorado do Camões, I.P. no Cairo, localizado na Universidade de Ain Shams, juntou-se a uma iniciativa da entidade portuguesa “Associação de Ideias” para levar a cabo um conjunto de atividades denominadas "Leituras de Agustina", que contaram com a participação dos alunos do Departamento de Português da Universidade de Ain Shams.

Durante as últimas semanas de novembro de 2022, Agustina Bessa-Luís e a sua poesia foram objeto de estudo, e a leitura bilingue da obra da escritora foi assegurada pelos alunos e registada em áudio e vídeo. Estas atividades foram coordenadas pela leitora Irma González, com a colaboração de Carina Felipe e Rita Campos Coelho, bolseiras Fernão Mendes Pinto.

As “Leituras de Agustina” em áudio foram enviadas para a rubrica “Dias Úteis” da Associação de Ideias, para reprodução na rádio portuguesa Antena 1, e o vídeo, gravado nas instalações do Centro Cultural Sawy da cidade do Cairo, já se encontra disponível no canal de YouTube do Departamento de Português da Universidade de Ain Shams.

No dia 21 de dezembro de 2022, pelas 11h00, está prevista uma visita à Rádio Cairo com a presença da Chefe do Departamento de Português, Riham Ezzat, para gravação das "Leituras da Agustina" na rubrica de português da referida rádio egípcia.

33616 2