Egito: Leitorado do Camões, I.P. no Cairo marca presença em iniciativa organizada pelo Sawy Cultural Center

Publicado em quinta-feira, 02 março 2023 11:02

Nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2023, organizada pelo Sawy Cultural Center (SCC), no Cairo, Egito, teve lugar uma iniciativa para divulgação da cultura e tradições de diversos países junto da comunidade local. A representar Portugal, o Leitorado do Camões, I.P. no Cairo, localizado na Universidade de Ain Shams, participou neste evento.

O Leitorado contou com um stand próprio, identificado com um banner de Portugal, cedido pela organização do SCC. A decoração e preparação do stand esteve a cargo do Leitorado, pela Leitora Irma González e bolseiras Fernão Mendes Pinto (FMP) Carina Felipe e Rita Campos Coelho, e contou com: livros de autores portugueses traduzidos para árabe, para oferta, cedidos pelas editoras locais financiadas pelo programa LATE do Camões, I.P.; Mapas de Portugal, do Turismo de Portugal; Merchandising (blocos de notas e bandeiras de Portugal) e cartazes desenhados pela Leitora para o evento; Material promocional preparado por alunos do Departamento de Português, sob a orientação da Leitora e bolseiras, para distribuição; e um jogo interativo preparado por alunos do Departamento de Português, sob a orientação da Leitora e bolseiras FMP, com perguntas sobre a cultura portuguesa.

O stand contou com a presença permanente da Leitora e das bolseiras FMP e com cerca de 50 alunos do Departamento de Português da Faculdade Al-Alsun, da Universidade de Ain Shams, do primeiro ao quarto anos.

Cabe mencionar que a participação do Leitorado do Camões, I.P. no Cairo na iniciativa do SCC teve uma avaliação muito positiva por parte da organização, pelo importante contributo para a divulgação da cultura de Portugal à comunidade local.

Em termos da missão deste Leitorado, a decisão de envolver o Departamento de Português nesta iniciativa resultou num enorme envolvimento dos alunos da Licenciatura com a identidade portuguesa: o stand de Portugal foi o mais popular e animado de todo o evento, segundo palavras do fundador do SCC.

Os alunos aplaudiram as apresentações em palco, cantaram em português, traduziram para o público em conversas espontâneas e jogaram com entusiasmo com os visitantes do stand, mostrando entusiasmo pela língua que estão a aprender e pela cultura que estão a dar a conhecer.

33751 2

33751 3

33751 4