Egito: "Leituras de Agustina" - Comemorações do centenário de nascimento de Agustina Bessa-Luís

Publicado em segunda-feira, 21 novembro 2022 12:58

De 13 de novembro a 10 de dezembro de 2022, o Leitorado do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. no Cairo, Egito, a convite da Associação de Ideias - entidade que tem como objetivo o desenvolvimento e a produção de materiais culturais -, irá juntar-se à iniciativa “Leituras de Agustina”, destinada a assinalar o centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís (ocorrido no dia 15 de outubro de 2022), no intuito de promover a literatura e a poesia em língua portuguesa no Departamento de Português da Faculdade Al-Alsun, Ain Shams, no Cairo.

Darão voz às palavras da escritora portuguesa alunos do primeiro e segundo anos da licenciatura em Português como L1, com o apoio das bolseiras FMP (Fernão Mendes Pinto), sob a coordenação da Leitora do Camões, I.P.

Durante as últimas semanas de novembro, a autora e a sua poesia serão objeto de estudo em contexto de aula, nomeadamente nas disciplinas de Audição e Conversação, Literatura e Tradução.

Prevê-se uma abordagem à vida e obra de Agustina Bessa-Luís, de modo a familiarizar os estudantes com a escritora, seguindo-se o trabalho de tradução, para o árabe, dos textos escolhidos e a necessária prática da leitura. A leitura será bilingue (em português e em árabe) e totalmente assegurada pelos alunos. 

No início de dezembro de 2022, o produto final será registado em áudio e em vídeo, seguindo as indicações técnicas do promotor.

As “Leituras de Agustina” serão divulgadas em redes sociais, nomeadamente na rúbrica “Dias Úteis” da Associação de Ideias, no canal de Youtube do Departamento de Português, e, mais tarde, reproduzidas na rádio portuguesa Antena 1, assim como nas redes sociais da Universidade Ain Shams.

 

PROGRAMA:

13 a 19 de novembro de 2022

- Apresentação da atividade em aula aos alunos envolvidos

- Introdução à vida e obra de Agustina Bessa-Luís

- Interpretação do texto escolhido

 

20 de novembro a 3 de dezembro de 2022

- Tradução dos textos para o árabe

- Prática da leitura em português e em árabe

 

4 a 10 de dezembro de 2022

- Gravação em áudio e vídeo