Angola: Eleutério Sanches apresenta um “Elogio da Matéria” em Luanda

Publicado em quinta-feira, 02 julho 2015 19:05

O Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Luanda recebe, no dia 9 de julho de 2015, pelas 18h30, a inauguração de uma exposição de pintura, desenho e serigrafia de Eleutério Sanches, artista plástico nascido na capital angolana e considerado um dos mais importantes artistas da sua geração.

A exposição, que ficará patente naquele espaço até dia 23 de julho, tem como objetivo prestar uma homenagem e um reconhecimento ao artista, pelo seu vasto trabalho dedicado às artes, seja como Professor, Pintor, Poeta, Compositor e Trovador.

Em “Elogio da Matéria”, Eleutério Sanches apresentará 29 obras entre pintura, desenho e serigrafia, numa mostra que ilustra o seu perfil multifacetado e os vários ciclos em que dividiu e sistematizou grande parte do seu trabalho como: “Alquimia da Árvore”, “Elogio da Matéria”, “Elogio do Ritmo”, “Ovo-Óvulo”, “Da Linha”, “Eros Dramático”, “Afro-drama”, “Pitagorica-Mente”, “Matricial”, “Ludus”, “Teatro Mundi” e “No Princípio”.

Nascido em Luanda a 29 de setembro de 1935, Sanches desde cedo manifestou as suas tendências artísticas, como músico, desenhador, e pintor. Entre 1960 e 1965 participou em diversas exposições coletivas na sua terra natal. Em 1965, já em Portugal, leciona pintura, na Escola Superior de Belas Artes, e realiza a sua primeira exposição individual no Palácio Foz, em Lisboa. Depois disso, realizou exposições de forma regular, em Portugal, nos EUA, na Áustria, em Angola, na Suíça entre outros países.