China: Embaixada de Portugal em Pequim oferece mais de mil e setecentos livros a universidades chinesas

Publicado em segunda-feira, 31 maio 2021 10:35

No âmbito da celebração do 5 de maio, Dia Internacional da Língua Portuguesa, a Embaixada de Portugal em Pequim, em estreita colaboração com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., tomou a iniciativa de oferecer mais de mil e setecentos livros do espólio da sua biblioteca a um conjunto de 29 instituições de ensino chinesas que disponibilizam cursos de português aos seus públicos discentes.

A oferta inclui livros em língua portuguesa e traduções em mandarim ou cantonês de obras lusófonas. Entre as universidades contempladas com esta oferta destacam-se a Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim, a Universidade de Comunicações da China e a Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, instituições de Ensino Superior que integram na sua estrutura um leitorado do Camões, I.P. O Instituto Português do Oriente (IPOR), parceiro estratégico da Embaixada e do Camões, I.P. na consolidação e expansão da língua portuguesa na China, foi, também, um beneficiário desta iniciativa.

Dado ao aumento exponencial do interesse pela língua e cultura portuguesas na China nos últimos anos, consubstanciado pela disponibilização de cursos de português por parte de cerca de 50 instituições de ensino chinesas, que contam com mais de 5000 aprendentes por ano, a Embaixada de Portugal em Pequim pretende, com esta iniciativa, contribuir para a consolidação do ensino da língua e cultura portuguesas neste gigante asiático e, simultaneamente, promover a leitura, em português, no seu território, procurando facilitar o acesso, a todos os interessados, e um pouco por toda a China, a livros na língua de Camões.