São Tomé e Príncipe: Embaixador de Portugal acompanha ONGD Take C’Air em visita às Irmãs de Guadalupe

Publicado em sexta-feira, 14 julho 2017 12:39

O Embaixador de Portugal em São Tomé, Luís Gaspar da Silva, acompanhou no dia 11 de julho de 2017, a Coordenadora Geral da ONGD Take C’Air, Patrícia Lucas, numa visita à missão e projetos das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora presentes em Guadalupe.

Numa curta passagem por São Tomé, a representante da ONGD visitou a missão das Irmãs em Guadalupe, aproveitando para entregar vários donativos, entre os quais se destacavam material escolar, brinquedos e vestidos para as várias meninas do ATL, internato e escolas acompanhadas pelas Irmãs.

A ONGD Take C’Air é uma organização fundada por tripulantes da aviação civil, os quais ao contactarem com diferentes realidades, se sentiram impelidos a aproveitar as suas facilidades de deslocação e conhecimentos no desenvolvimento de projetos de responsabilidade social. Atualmente a Take C’Air desenvolve projetos em vários países, entre os quais São Tomé e Príncipe.

Entre os parceiros e projetos apoiados encontra-se a “Dress a Girl Around the World”, organização sem fins lucrativos que costura vestidos para meninas, tendo já entregue cerca de 600 mil vestidos em mais de 80 países. Desta vez foram as meninas de Guadalupe que receberam um vestido novo.

Estas meninas são acompanhadas pelas Irmãs, quer no ATL, quer no internato ou nas escolas perto da missão. Presentes em Guadalupe desde 1990, as Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora acolhem atualmente no seu Lar, em regime de internato, cerca de 20 jovens provenientes de famílias com fracos recursos económicos e que residem em locais onde o acesso ao sistema educativo é muito limitado.

Para além do apoio a estas jovens em regime de internato as Irmãs ainda desenvolvem um trabalho meritório no ATL, nas salas de estudo, no apoio às mães solteiras e aos idosos nas roças, recebendo também voluntários que auxiliam nos diferentes projetos.