Egito: Embaixadores da CPLP visitam Universidade Ain Shams, no Cairo

Publicado em quarta-feira, 20 março 2013 14:34

Os embaixadores de Portugal, do Brasil e de Moçambique visitaram a Faculdade Al Alsun da Universidade Ain Shams, no Cairo, onde foram recebidos por estudantes e professores da secção de Português e por responsáveis académicos egípcios, que sublinharam o seu interesse em consolidar os estudos portugueses naquela instituição.

Durante a visita, os diplomatas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) mantiveram contactos com a diretora da Faculdade, Nahed Abdel Hamid, e com o chefe do Departamento de Espanhol, Mohamed Abulata,. Em seguida participaram numa sessão de leitura protagonizada pelos estudantes e professores da secção de Português.

Os alunos de Português leram Poema de amor de Jorge Macedo, (Angola); Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade (Brasil); Olá, Maria, de José Craveirinha (Moçambique) e Lusofonia de, Nuno Júdice (Portugal). A sessão terminou com o entoar em coro de uma canção tradicional portuguesa.

Os embaixadores da CPLP presentes foram unânimes em referir o empenho dos seus países em apoiar o ensino da Língua Portuguesa no Egito, designadamente na Universidade Ain Shams.

Por sua vez, o embaixador de Portugal no Cairo, António Tânger, aludiu à importância da Língua Portuguesa como elo de união entre os diversos países da CPLP. Oportunidades de trabalho, turismo, intercâmbio cultural e abertura ao exterior foram alguns dos temas abordados em reação a perguntas de estudantes presentes na sessão.

Pelo lado egípcio, o chefe de Departamento referiu o interesse existente em consolidar os estudos portugueses nessa faculdade.

Na mesma tarde, a 10 de março de 2013, João Luís Lisboa, professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, deu uma aula aos alunos do leitorado de Português sobre Censura e Cultura. No dia seguinte, analisou a temática da leitura numa aula intitulada Book and Reading today – changing worlds, desta feita na Faculdade de Letras da Universidade do Cairo.