Reino Unido: Propaganda da emigração em seminário no King’s College

Publicado em quinta-feira, 29 março 2012 08:38

Um seminário sobre a propaganda da emigração e as políticas migratórias em Portugal numa perspetiva histórica vai ter lugar a 30 de março no King’s College de Londres, organizado pelo Centro de Estudos em Língua e Cultura Portuguesa (Camões Centre) nesta instituição universitária britânica.

O seminário tem como protagonista o jornalista Jacinto Godinho, que fará uma palestra subordinada ao tema America? A disease in people’s minds!Portugal and the propaganda of emigration – migration policies and state propaganda from an historical perspective.

O evento, apoiado pelo Instituto Camões e pela Embaixada de Portugal no Reino Unido, inclui o visionamento do documentário America? A disease in people’s minds! Portugal and the propaganda of emigration”, realizado pelo palestrante.

Decorrerá uma mesa-redonda moderada por Luisa Pinto Teixeira (Camões Centre/ King’s College London), com a particpação de Filipe Ribeiro de Meneses (National University of Ireland, Maynooth), Pedro Ramos Pinto (University of Manchester), Erica Rodrigues (Barbican Arts Centre, FilmVille), e Anthony Pereira (King’s College London).

Jacinto Godinho é professor no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa e jornalista da Rádio e Televisão de Portugal (RTP). É autor de As Origens da Reportagem - Televisão (Livros Horizonte, 2011), e recebeu numerosos prémios pelo seu trabalho como jornalista, nomeadamente o Grande Prémio Gazeta 2006, do Clube de Jornalistas, pelos seus três documentários sobre a série Ei-los que partem - História da Emigração Portuguesa.