Encerramento da componente de formação transversal do Projeto PASP - Apoio à Melhoria da Qualidade e da Proximidade dos Serviços Públicos nos PALOP e Timor-Leste

Publicado em segunda-feira, 28 novembro 2016 15:46

Teve lugar no dia 25 de novembro de 2016, no polo de Guimarães da Universidade do Minho, o workshop de encerramento da componente de formação transversal do PASP.

Foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos 24 formandos que assumirão a liderança dos projetos nacionais dos PALOP e Timor-Leste no domínio da Governação Eletrónica e das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Seguiram-se apresentações sobre "Simplificação administrativa em Portugal: sucessos e obstáculos" por João Tiago Silveira, anterior Secretário de Estado da Justiça e outra sobre a "Evolução das TICs em Moçambique" pela Diretora Geral do INTIC, Dulce Chilundo, e ainda intervenções por parte de Pedro Dias, Presidente da AMA I.P. e de Gonçalo Caseiro, membro do Conselho Diretivo da Imprensa Nacional Casa da Moeda.

A sessão de encerramento da formação foi presidida pelo Vice-Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, contando com a presença da Presidente do Camões, I.P., Ana Paula Laborinho, do Presidente da AMA, I.P., Pedro Dias e do Coordenador do PASP, Gonçalo Trindade.

Por último, seguiu-se uma “conversa ao jantar” que contou com a intervenção da Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso.

Esta iniciativa marcou o fim da primeira fase do PASP, em parceria com a UMinho-EGOV e a UNU-EGOV, em que os formandos beneficiaram de uma formação equiparada a pós-graduação pela Universidade do Minho e atribuição de créditos internacionais (ECTS), numa lógica de continuidade da sua formação académica.

O PASP é financiado pelo 10º Fundo Europeu de Desenvolvimento e é executado e cofinanciado pelo Camões, I.P., contando com a supervisão técnica da Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA, I.P.).