Portugal: Encontro com Eduardo Lourenço na sede da UCCLA

Publicado em segunda-feira, 18 março 2013 17:46

A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) promove a 21 de março de 2013 um encontro com Eduardo Lourenço, consagrado pensador e filósofo português, dando assim continuidade à divulgação das diferentes perspetivas de pensamento e literaturas lusófonas.

O evento, que se enquadra na iniciativa “Encontros de Literaturas Lusófonas” terá lugar em Lisboa, na sede da UCCLA (Rua de São Bento, n.º 640), no próximo dia 21, quinta-feira, às 18.30 horas.

A UCCLA presta homenagem a Eduardo Lourenço pelo seu legado de ensaísta notável, pelo seu pensamento crítico e pela multiplicidade de áreas de conhecimento que tem conjugado ao longo dos seus 90 anos de idade, como a filosofia, história, política, fundamentos da cultura ocidental, literatura, artes plásticas e performativas.

O Professor Eduardo Lourenço colaborou no III Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (evento organizado pela UCCLA em conjunto com a Prefeitura de Natal, no Brasil, em novembro de 2012) com um texto da sua autoria, que muito contribuiu para o enriquecimento do evento.

Entre as inúmeras distinções que recebeu, destaca-se o Prémio Camões. Eduardo Lourenço incentivou inúmeras gerações do Portugal do séc. XX e XXI a questionar e a refletir sobre a identidade do povo português, seus mitos e desilusões, as suas relações com a Europa e a Lusofonia.