Encontro de Redes de Municípios para a Cooperação para o Desenvolvimento

Publicado em segunda-feira, 10 novembro 2014 16:55

A CD-ARICD - Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento promove um encontro de redes de municípios de cooperação, no dia 10 de novembro de 2014, na Maia, com representantes galegos e italianos e que contempla um debate sobre a criação de uma rede europeia de municípios para a cooperação para o desenvolvimento.

A CD-ARICD foi constituída criada a 15 de março de 2013 por 13 municípios portugueses “comprometidos com a realização de um trabalho mais estruturado e eficaz no combate à pobreza no âmbito das suas ações de cooperação para o desenvolvimento com entidades congéneres nos Países de Língua Oficial Portuguesa”: Amadora, Faro, Grândola, Loures, Maia, Marinha Grande, Miranda do Corvo, Moita, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal e Setúbal.

A CD-ARICD foi fundada no quadro do projeto de Educação para o Desenvolvimento (ED) "Redes para o Desenvolvimento: da Geminação a uma Cooperação mais Eficiente" (2010-2013), executado pelo IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr, em parceria com a Câmara Municipal de Loures, a Câmara Municipal da Marinha Grande, o Fine+p e o Fondo Galego de Cooperación e Solidariedade.

Contou com o financiamento da Comissão Europeia e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Atualmente encontra-se em fase de concretização um projeto de seguimento, intitulado “ Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma Cooperação Mais Eficiente” (2014-2017), que inclui o reforço da CD-ARICD. Este projeto é também cofinanciado pela Comissão Europeia e pelo Camões IP.

Mais informações sobre a CD-ARICD e programa do evento

Mais informações sobre o projeto “Redes para o Desenvolvimento”