Encontro entre equipas de coordenação do PACED e da PFMO

Publicado em quarta-feira, 29 maio 2019 10:08

A 21 de maio de 2019, decorreu, em Lisboa, um primeiro encontro informal entre os Coordenadores do Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste (PACED) e da Parceria para a Melhoria da Prestação de Serviços através do Reforço da Gestão e da Supervisão das Finanças Públicas em Timor-Leste (PFMO).

Neste encontro discutiram-se temáticas e atividades de cada um dos Projetos, no âmbito das quais se irão procurar criar sinergias, evitando duplicações e, desta forma, potenciando resultados.

O PACED é um projeto para os PALOP e Timor-Leste, financiado pela União Europeia, através do 10.º Fundo Europeu de Desenvolvimento, gerido pelo Camões, I.P. que também o cofinancia. Tem como objetivo específico melhorar a capacidade dos PALOP e Timor-Leste em prevenir e lutar eficazmente a corrupção, branqueamento de capitais e crime organizado, especialmente o tráfico de estupefacientes.

Por seu lado, PFMO é um projeto que se destina a Timor-Leste, financiado pela União Europeia, através do 11.º Fundo Europeu de Desenvolvimento, igualmente gerido e cofinanciado pelo Camões I. P. Tem como objetivo específico reforçar o planeamento, a gestão, a auditoria, a monitoria, a responsabilização e a supervisão do uso das finanças públicas para uma melhor prestação de serviços públicos.

Em Timor-Leste, ambos os projetos têm como parceiros institucionais em comum o Tribunal de Recurso, a Procuradoria-Geral da República e a Polícia Científica de Investigação Criminal.

Mais informações em: www.paced-paloptl.com

 

Na fotografia: João Pedro Campos, Coordenador-Geral do PACED, e Rui Dinis, Coordenador-Geral do PFMO, no escritório do PACED em Lisboa.