Hungria: Budapeste acolhe 1º Encontro de Estudantes de Língua Portuguesa

Publicado em quinta-feira, 19 junho 2014 18:27

O 1º Encontro de Estudantes de Português na Hungria, que se realizou por ocasião do Dia de Camões, de Portugal e da Comunidades Portuguesas na Universidade ELTE de Budapeste, reuniu mais de 80 alunos.

Atualmente a Língua Portuguesa é ensinada de forma curricular nas Universidades ELTE e de Szeged. Acresce uma oferta de cursos opcionais em meia dúzia de outras Universidades por todo o país.

Já no ensino secundário húngaro o Português retomou o seu estatuto prioritário, tendo os jovens a possibilidade de concluir a sua formação com um exame final de curso que dá acesso universitário imediato à disciplina.

Um colóquio de jovens talentos, encenação teatral, concursos de pronúncia e audição, um quiz cultural, convívio e futebol completaram o programa deste 1º Encontro, que o Diretor do Departamento dos Estudos Portugueses da ELTE, o professor István Rákóczi, gostaria que se tornasse numa tradição.

Na sessão de abertura, o embaixador de Portugal em Budapeste, António Jorge Mendes, salientou o papel dos professores de Língua Portuguesa que canalizam e incentivam os jovens a aderir a este tipo de iniciativas, determinantes para que se abram novas portas ao ensino e à aprendizagem do Português na Europa Central.