República Checa: Escola Secundária Jan Neumann forma três turmas de Língua Portuguesa

Publicado em segunda-feira, 10 novembro 2014 19:04

Um protocolo de cooperação científica e pedagógica entre a Escola Secundária Jan Neumann, em Ceské Budejovice, e o Camões, I.P. foi formalizado a 10 de novembro de 2014, tendo por objetivo o ensino/ aprendizagem da língua portuguesa naquele estabelecimento de ensino da República Checa.

Procurando corresponder à vocação da Escola – cujo projeto pedagógico assenta numa sólida formação em línguas estrangeiras para os seus 720 alunos – e atendendo ao aumento do interesse pela língua portuguesa em todo o país, o corpo diretivo da Escola Secundária Jan Neumann contará com a colaboração de Natalie Pivonková, professora responsável pelo ensino do Português a três turmas, num total de 40 alunos inscritos no nível de iniciação.

Durante a cerimónia de assinatura do protocolo, o Embaixador de Portugal em Praga louvou a estratégia da escola e a visão de futuro que constitui a aposta na formação em línguas estrangeiras, destacando o caso especial da língua portuguesa, cujo interesse e afirmação internacional têm sido objeto de franco crescimento.

Esta aposta no ensino de línguas como ferramenta essencial de diferenciação dos alunos num mundo globalizado foi reiterada pelo Diretor da Escola Secundária Jan Neumann, que notou o facto de, embora a maioria dos alunos tenda a prosseguir estudos nas áreas tecnológica e das ciências da saúde e da vida, todos eles estudarem, durante os anos finais do liceu, várias línguas estrangeiras, destacando-se o inglês, o francês, o espanhol, o latim, o alemão e, a partir de agora, o português.

Para além da acordada prestação de apoio científico e pedagógico, o Camões, IP apoiará também esta Escola Secundária na constituição de um acervo bibliográfico e audiovisual que permita complementar a oferta letiva regular e, também, servir de âncora – ao nível de conteúdos – para realização de atividades de enriquecimento curricular ou de atividades culturais abertas à comunidade.