Moçambique: Escolas Profissionais Familiares Rurais - ONGD ISU

Publicado em quarta-feira, 28 dezembro 2016 15:59

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2016, o Conselheiro para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Maputo, Miguel Girão de Sousa, acompanhou a missão da ONGD Instituto de Solidariedade Universitária (ISU), na visita a duas Escolas Profissionais Familiares Rurais na província de Gaza, integradas no Projeto Escolas Familiares Rurais em Regiões Semiáridas e Ensino Médio, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e executado pelo ISU.

Esta missão foi constituída pelo coordenador do projeto, Francisco da Cruz Fernandes, e pelo representante da Cáritas Moçambique, Agostinho Luís. O programa da missão contemplava a visita à Escola Profissional Familiar Rural (EPFR) em Combomune (Distrito de Mabalane) e a visita à EPFR em Chinhacanine (Distrito de Guijá), na região do Chokwé. A primeira escola encontra-se em fase de construção e a segunda iniciou as suas atividades há cerca de 2 anos. Em Combomune foi possível constatar o avanço significativo dos trabalhos, sendo expectável que o ritmo das obras permita o início do ano letivo em final de janeiro, conforme calendário escolar moçambicano. Em Chinhacanine (a 17.ª escola a integrar o projeto), houve oportunidade para reunir com o Diretor desta EPFR e professores, e conhecer os principais desafios existentes.

As EPFR inserem-se no quadro das Escolas Técnico-Profissionais, nível básico, do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional. Destacam-se pela abordagem específica resultante da metodologia da alternância, que consiste em períodos de duas semanas com horário completo de aulas tradicionais, alternado com duas semanas de aplicação supervisionada dos conhecimentos na machamba familiar. Esta abordagem permite que os estudantes aprendam técnicas que mais tarde serão úteis para a vida no campo e que as coloquem em prática em ambiente familiar.