Espanha: Escritor Ruiz Zink nos “Caminhos da Literatura Portuguesa na Galiza”

Publicado em quarta-feira, 11 dezembro 2013 09:38

O professor, escritor e cronista português Rui Zink irá participar em diversos encontros com os leitores galegos, no âmbito da iniciativa “Caminhos da Literatura Portuguesa na Galiza”, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2013, com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

A 10 de dezembro, Ruiz Zink marcará presença às 13h00 na Universidade da Corunha e às 20h00 na Livraria Biblos, em Betanzos. No dia seguinte, 11 de dezembro, o escritor apresenta-se na Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela, pelas 12h00 e no Centro Cultural Português - Camões em Vigo, a partir das 20h00.

Doutorado em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Rui Zink é professor e membro da Comissão Científica daquele departamento, sendo também coordenador da pós-graduação em Edição de Texto na mesma Faculdade. Em Portugal, foi das primeiras pessoas a dirigir cursos de Escrita Criativa.

Além de ficcionista, é dramaturgo, argumentista de Banda Desenhada, criou o libreto para uma ópera (“Os Fugitivos”, 2004) e traduziu, entre outros, Saul Bellow. É regularmente chamado a colaborar na imprensa e televisão. Deu aulas de literatura portuguesa nos EUA como professor convidado.

“Hotel lusitano” (1987) é o seu primeiro livro. Tem uma vasta obra publicada, tendo ganho, em 2004, o Prémio Pen Club com “Dádiva divina”. O conto “O bicho da escrita” foi incluído na shorlist do Prémio Pushcart. Está traduzido em alemão, hebraico, inglês, italiano, romeno e japonês.