Eslovénia: Criação da Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Liubliana

Publicado em quinta-feira, 29 setembro 2022 11:08

Nos dias 4 a 6 de outubro de 2022, a Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Liubliana vai realizar um breve colóquio intitulado "O Mundo Lusófono nas Línguas e Literaturas Românicas", que marcará o início da Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesa na naquela faculdade. O curso, sobre língua portuguesa, cultura, literaturas em português e as línguas românicas em contato com o português, tem início em outubro de 2022 e destina-se a estudantes do Departamento das Línguas Românicas e a outros interessados. 

No dia 4 de outubro, pelas 13h00, realizar-se-á uma cerimónia solene de inauguração da licenciatura na Universidade de Liubliana com a presença do reitor da Universidade, a diretora da Faculdade de Letras e Filosofia, o Embaixador Designate de Portugal em Liubliana, Almeida e Sousa, os representantes da Embaixada do Brasil em Liubliana, os representantes da Câmara Municipal da Cidade de Liubliana, e ainda professores de Portugal, da Croácia e outros convidados do mundo académico.

A criação da Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Liubliana reflete não apenas o reconhecimento da importância do português enquanto língua global, falada por 270 milhões de pessoas em todo o mundo e nos mais diferentes domínios - da literatura ao mundo digital, dos negócios à ciência -, mas vem também dar resposta formal ao interesse e procura crescentes do ensino do português por parte dos estudantes eslovenos. A língua portuguesa tem uma projeção assinalável na Eslovénia, e não apenas a nível académico: nos últimos anos, numerosas obras de escritores e poetas lusófonos têm sido traduzidas para a língua eslovena, festivais e eventos literários realizados na Eslovénia escolhem Portugal como tema, e as pequenas mas dinâmicas comunidades lusófonas residentes na Eslovénia (sobretudo portuguesa e brasileira) promovem ativamente a língua portuguesa nas suas atividades e iniciativas.

A Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Liubliana funcionará em regime bidisciplinar e disponibilizará o acesso aos estudos do 1.° ciclo (grau de licenciatura) em Estudos Portugueses de perfil geral (literatura e língua), sempre melhorando as qualificações e apostando na experiência do corpo docente.

Esclarecimentos adicionais sobre a atividade poderão ser solicitados à professora Blažka Müller, através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.