Espanha: António Sáez Delgado apresenta “De Espaldas Abiertas”, na Feira do Livro de Sevilha

Publicado em quinta-feira, 30 maio 2019 11:30

No âmbito da programação da participação de Portugal como país convidado na Feira do Livro de Sevilha (FLS) 2019, António Sáez Delgado (Professor de Literaturas Ibéricas Comparadas na Universidade de Évora e Investigador do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa), apresentou o seu livro “De Espaldas Abiertas. Relaciones literarias y culturales ibéricas (1870-1930)” (2018), no dia 25 de maio de 2019, às 19h00, na Feira do Livro de Sevilha.

No livro que apresentou perante uma plateia de cerca de 30 pessoas, o autor desconstrói o mito de que Portugal e Espanha estão de costas voltadas. Focando-se nas relações literárias entre ambos os países ibéricos entre 1870 e 1930, demonstra o intercâmbio existente entre escritores portugueses e espanhóis, a circulação das respetivas produções literárias e influências recíprocas, bem como a presença de referências a Espanha e a Portugal nas obras de importantes autores – destacando alguns escritos de Fernando Pessoa e o papel de elo de ligação entre Lisboa e Madrid desempenhado por Almada Negreiros.

António Sáez Delgado tem sido um grande promotor da literatura portuguesa em Espanha e noutros países hispanófonos – como assessor da Editora La Umbría y la Solana, como tradutor para espanhol de obras de um extenso conjunto de autores portugueses (Fernando Pessoa, José Saramago, António Lobo Antunes, Fialho de Almeida, Teixeira de Pascoaes, Manuel António Pina, José Gil, Gonçalo M. Tavares e José Luís Peixoto, entre outros), ou ainda como crítico literário. Em 2014, foi galardoado com o Prémio Eduardo Lourenço 2014 (Universidade de Coimbra e Universidade de Salamanca), “pelo seu relevante papel no âmbito da cooperação e da cultura ibéricas” e “pelo seu trabalho enquanto Diretor da Revista de Literaturas Ibéricas Suroeste".

Este evento foi organizado pelo Consulado-Geral de Portugal em Sevilha, pela Associação da Feira do Livro de Sevilha e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., estando integrado na programação da FLS 2019 – Portugal País Convidado.

Pode consultar aqui o programa completo da participação portuguesa na FLS.

30845 2

30845 3