Espanha: Camões Júnior | Primeira prova realizada em Sevilha

Publicado em sexta-feira, 18 junho 2021 14:27

Realizou-se no dia 14 de junho de 2021, pela primeira vez, na Comunidade Autónoma da Andaluzia, a prova de e-Certificação Camões Júnior. Seis alunos do Colegio St. Mary 's School de Sevilha certificaram o seu nível de proficiência linguística em Português Língua Estrangeira (PLE).

No dia 11 de junho, onze alunos da Rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) de Espanha, oriundos de várias escolas pertencentes à Rede EPE da Região Autónoma de Navarra, certificaram, no centro de recursos do Colegio Esclavas del Sagrado Corazóno, em Pamplona, o seu nível de proficiência linguística em PLE.

Vão realizar também o Exame Camões Júnior em 2021, pela primeira vez, no Reino Unido, no dia 24 de junho de 2021, em Peterborough, quatro alunos da Oundle School e, em Espanha, no dia 2 de julho, na Comunidade Autónoma da Galiza, em Pontevedra, dezassete alunos do ensino integrado do Liceu de Tominho.

Este exame foi aplicado pela primeira vez em Pamplona, em 2019.

O Camões Júnior é uma prova de certificação realizada em formato digital (e‑Assessment), através de uma plataforma eletrónica. A prova destina-se a um público entre os 12 e os 17 anos, através de uma única prova, que localiza as aprendizagens adquiridas em 3 níveis de proficiência linguística (A1, A2 e B1), referenciado segundo os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência.