Espanha: Cátedra Mário Cesariny

Publicado em sexta-feira, 17 setembro 2021 11:45

Os estudos de cultura portuguesa na Universidade das Ilhas Baleares (Palma de Maiorca, Espanha) têm tido uma presença constante desde 1975 e mantêm essa presença atualmente tanto no âmbito dos estudos de grau (em Língua e Literatura Espanholas, Língua e Literatura Catalãs e Estudos Ingleses) como nos de pós-graduação (Master em Línguas e Literaturas Modernas e Doutoramento em Filologia e Filosofia) e outros cursos complementares ou específicos como os da UOM ou os Cursos de Férias e de Extensão Universitária, para além de ter conseguido a incorporação do português como língua estrangeira em diversas provas oficiais de acesso e promoção no âmbito dos estudos da Universidade das Ilhas Baleares (UIB).

Em 1989 começaram também as atividades de divulgação desde a área de estudos portugueses da Universidade com a organização de uma “Semana de Cultura Portuguesa”, com dez sessões sobre vídeo-arte, pintura informática, poesia, narrativa e teatro portugueses do século XX, nas que participaram 27 professores, críticos e escritores portugueses e espanhóis como D. José Blanc de Portugal, Mário Cesariny, Ernesto M. de Melo e Castro, Nuno Júdice, Fiama Hasse Brandão, Gastão Cruz, Al Berto, Almeida Faria ou Ángel Crespo. 

Em 2017 foi assinado o protocolo de criação da Cátedra Mário Cesariny entre a UIB e o Camões I. P., acordo prorrogado em 2021 em virtude de uma “Addenda” ao protocolo inicial, e que, nos considerandos justificativos da parte da Universidade das Ilhas Baleares, afirma que “a UIB pretende envidar os esforços que promovam o estatuto da Língua Portuguesa mediante o desenvolvimento de projetos no âmbito dos Estudos Portugueses”, bem como que “a UIB deseja proporcionar a professores, estudantes e outros interessados meios que permitam um aprofundamento dos seus conhecimentos no âmbito da língua e cultura portuguesa”. As linhas de investigação da Cátedra são, de acordo com o especificado no protocolo de colaboração: a) Modernidade e Vanguarda na Literatura e na Arte Portuguesa. Surrealismo em Portugal. Mário Cesariny, vida e obra; b) Didática da Língua Portuguesa e a sua Literatura; c) Estudos de Cultura portuguesa; d) Literatura Portuguesa e seus Diálogos com Outras Literaturas e Outras Linguagens.

A Cátedra ficou vinculada à figura de Mário Cesariny, que esteve várias vezes em Maiorca convidado pela UIB, e tem como Diretor o Professor Emérito Perfecto Cuadrado Fernández e como Subdiretora a Dra. Maria de Lourdes dos Anjos Marques Pereira.

A Cátedra assumiu também a responsabilidade de se constituir em Ponto de Avaliação do Português como Língua Estrangeira, e mantém cada vez com mais força e procurando sempre a colaboração com outras instituições e especialmente com outras Cátedras ligadas ao Camões I. P., os seus trabalhos de dinamização e participação em atividades culturais paralelas ao âmbito universitário e ao mundo social das Ilhas Baleares, como sejam as palestras em encontros literários, apresentações de traduções de autores portugueses ou a organização de encontros com autores portugueses (escritores, músicos ou artistas plásticos) em livrarias da cidade, com destaque para os Encontros Internacionais “Palavra-Imagem. Juxtaposiões, conjunções, fusões e (con)fusões”, agora já na sua quarta edição e que tem contado com a participação, entre outros, de Carla Datia, Pablo del Barco, Fernando Aguiar, Cláudia R. Sampaio, Julio Neira, Blas Sánchez Dueñas, María Dolores Martos, Fernando R. de la Flor, Aurora Egido, Víctor Mínguez, María Payeras Grau, Marina Bianchi, Ambra Cimardi, Giuliana Calabrese, Margalida Pons, Damià Pons, Filipa Soares, Michele Rocha, Felipe Cussen, António Gonçalves, Jordi Cerdà, Isabel Soler, José Rui Teixeira, Valter Hugo Mãe, Isabel Lhano ou Luís Costa.

O contacto para conhecer e seguir as atividades da Cátedra na rede social de Facebook é: Cátedra Mário Cesariny - Camões IP / UIB.

 

Este texto foi originalmente publicado no Encarte Camões n.º 296, de 11 de agosto a 24 de agosto de 2021; suplemento da edição n.º 1319, ano XLI, do JL, Jornal de Letras, Artes e Ideias com a colaboração do Camões, I.P.