Espanha: Conferências Magalhânicas em Sevilha: “A Viagem – Lugares e Culturas”

Publicado em quinta-feira, 30 maio 2019 13:03

Realizou-se no Consulado-Geral de Portugal em Sevilha, no dia 27 de maio de 2019, às 19h00, uma conferência sobre A Viagem – Lugares e Culturas, no âmbito das Comemorações do V Centenário da primeira viagem de circum-navegação.

Os oradores foram Gonçalo Cadilhe, autor de Nos passos de Magalhães, e Juan Manuel Núñez de la Fuente, antropólogo e historiador espanhol, que escreveu Diário de Magalhães (editado em Portugal este ano), que consiste numa recriação do que teria sido o diário de bordo de Fernão de Magalhães. A apresentação coube ao Professor Juan Marchena, Coordenador da Rede de Universidades Magalhânicas.

Perante um público de cerca de 130 pessoas, o Cônsul-Geral de Portugal em Sevilha, João Queirós, enquadrou o evento no âmbito das Comemorações do V Centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano. Para o efeito, os convidados eram não só conhecedores da gesta Magalhães-Elcano, como os próprios tinham realizado a referida viagem, visitando os diferentes países da rota.

A conferência foi antecedida da apresentação do projeto Marinheiros da Esperança, sob coordenação do Hospital Universitário de São João no Porto, que trabalhou a temática da primeira viagem da circum-navegação com crianças internadas em clínicas pediátricas em Portugal, Andaluzia e Itália, da qual resultou um catálogo e um conjunto  de desenhos da autoria dessas crianças, que podem ser consultados na página de Facebook do projeto, com o nome do mesmo.

Estes eventos contam com o apoio do Consulado-Geral de Portugal em Sevilha, da Associação da Feira do Livro de Sevilha e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., estando incluídos na programação da Feira do Livro de Sevilha 2019 – Portugal País Convidado (23 de maio a 2 de junho), sob o tema  “Leyendo voy, viajando vengo”, no âmbito das Comemorações do V Centenário da primeira viagem de circum-navegação.

30487 2

30487 3

30487 4

30487 5