Espanha: Dulce Maria Cardoso na Feira do Livro de Sevilha 2019

Publicado em quinta-feira, 30 maio 2019 16:25

No âmbito da participação de Portugal como país convidado na Feira do Livro de Sevilha (FLS) 2019, a escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso deu uma conferência no dia 28 de maio às 20h00, no espaço principal da Feira.

A autora de O Retorno foi apresentada por Jerónimo Pizarro, tradutor e um dos maiores especialistas internacionais em literatura portuguesa, titular da cátedra de Estudos Portugueses do Camões, I.P. na Colômbia. Na sessão, Dulce Maria Cardoso falou da sua obra – cinco romances publicados até à data, entre os quais se destaca o seu livro dedicado ao retorno de milhares de portugueses de Angola para Portugal em 1975 – e do seu livro mais recente, Eliete.

Intervindo em português para uma audiência de cerca de 100 pessoas, a autora contou com a tradução para castelhano de Jerónimo Pizarro, abordando temas como o passado recente de Portugal, a literatura portuguesa, o processo criativo da escritora ou as interpelações que fenómenos políticos e sociais atuais colocam a Dulce Maria Cardoso.

O último período da sessão foi reservado a perguntas do público, tendo um dos intervenientes lançado um apelo para que a literatura e a cultura portuguesas sejam cada vez mais promovidas em Espanha. Após a conferência, Dulce Maria Cardoso assinou livros nos stands das livrarias Ler Devgar e Palas. Deu ainda entrevistas a jornais como o ABC de Sevilha (veja aqui o artigo publicado na edição de 29.05.2019 daquele jornal diário).

No dia seguinte, 29 de maio, a escritora teve um encontro com clubes de leitura da Andaluzia e Extremadura, no Consulado- Geral de Portugal, às 12h00, no qual o Cônsul-Geral de Portugal em Sevilha, João Queirós, deu as boas-vindas aos cerca de 65 participantes e enquadrou o evento. A sessão foi moderada por Filipa Soares, Coordenadora do Ensino de Português no Estrangeiro - Espanha e Andorra, do Camões, I.P., e teve como temáticas principais o processo de criação literária da escritora, a importância da preservação da memória e da análise do pensamento coletivo.

Estes eventos foram organizados pelo Consulado-Geral de Portugal em Sevilha, pela Associação da Feira do Livro de Sevilha e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., estando integrados na programação da Feira do Livro de Sevilha de 2019 – Portugal País Convidado.

Pode consultar aqui o programa completo da participação portuguesa na FLS 2019. 

30491 1

30491 2

30491 3

30491 4