Espanha: Exposição sobre Fernando Pessoa na Biblioteca Nacional espanhola

Publicado em quinta-feira, 19 junho 2014 12:26

A exposição “Pessoa em Espanha”, apoiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e patente na Biblioteca Nacional de Espanha (BNE), em Madrid, até 25 de agosto de 2014, pretende evidenciar os laços entre o escritor português e os seus contemporâneos espanhóis.

O percurso da mostra inicia-se com a publicação de um poema pessoano num jornal local de Huelva e vai até à divulgação e receção da obra de Fernando Pessoa nos dias de hoje. Em destaque estão as relações pessoais do escritor com alguns intelectuais espanhóis daquela época, como Iván de Nogales.

A projeção da obra pessoana em Espanha ganhou importância no século XX, a partir das primeiras traduções de Ángel Crespo nos anos 50, da antologia de Octavio Paz nos anos 60 e de posteriores publicações, que fizeram de Fernando Pessoa um dos autores portugueses por excelência e um dos poetas e ensaístas mais lidos em qualquer idioma.

Esta exposição em Madrid é comissariada por António Sáez Delgado, professor da Universidade de Évora, e Jerónimo Pizarro, professor e responsável pela cátedra Fernando Pessoa de Estudos Portugueses do Camões, IP, na Universidade de Los Andes, Colômbia.

Ver video