Espanha: Filmagens de "Guernica" no Museu Reina Sofia para documentário artístico

Publicado em segunda-feira, 10 outubro 2022 12:47

No dia 5 outubro 2022, tiveram lugar filmagens da obra "Guernica", de Pablo Picasso - expoente artístico de protesto contra a guerra civil espanhola e a ditadura franquista - no Museo Nacional Reina Sofia, em Madrid. As filmagens, destinadas ao documentário ¿De que casa eres?, foram realizadas pela artista plástica Ana Pérez-Quiroga

¿De que casa eres? é uma visão artística sobre um fenómeno da história de Espanha, com repercussões na Europa e no Ocidente: o exílio de 2895 crianças republicanas na União Soviética, devido à Guerra Civil Espanhola; a invasão alemã da URSS na II Guerra Mundial e os 19 anos passados na URSS, até ao seu regresso a Espanha (1937-1956). A mãe da artista, Ângela Petra, foi uma destas crianças, tendo vivido na Rússia entre os 4 e os 24 anos.

O documentário, produzido pela Sopro Filmes - que contou com o financiamento do Instituto do Cinema e Audiovisual, de Portugal -, tem um carácter de investigação, a partir desta vivência, e das questões de identidade que levanta. A estas vertentes, acresce a de performance, pensada pela artista para o Gallery Weekend Madrid e que será apresentada publicamente aquando da estreia do filme em Espanha.

Esta é uma iniciativa realizada com o apoio da Embaixada de Portugal em Espanha e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., no âmbito da Ação Cultural Externa e do Programa Cultura Portugal.

Fotos: ©Sopro Filmes

 

33493 2

33493 3