Espanha: Inauguração da Feira do Livro de Sevilha 2019

Publicado em segunda-feira, 27 maio 2019 11:47

Foi inaugurada no dia 23 de maio de 2019, às 20h00, a Feira do Livro de Sevilha (FLS) 2019, que tem este ano Portugal como País Convidado.

Antes da inauguração, Carmen Calvo, Vice-Presidente do Governo de Espanha, o Presidente da Câmara de Sevilha, Juan Espadas, o Vice-Conselheiro de Cultura da Junta da Andaluzia e o Cônsul-Geral de Portugal em Sevilha, João Queirós, visitaram a Feira do Livro de Sevilha (FLS), acompanhados pelas diretoras da Feira, Verónica Durán e Nuria Lupiáñez.

Pelas 20h00, e como é tradição na Feira do Livro de Sevilha, teve lugar a conferência inaugural ("pregão literário") por uma escritora. Na edição deste ano, coube a Elvira Lindo fazer a abertura da feira. Escritora e jornalista espanhola, conhecida principalmente por ser a criadora de Manolito Gafotas, Elvira Lindo fez um elogio da sabedoria, criatividade e folclore populares. Sobre Portugal, onde reside parte do ano e país convidado da presente edição da Feira do Livro de Sevilha, referiu os seus poetas, cantautores e letristas, destacando a riqueza fonética da língua portuguesa, propícia à criação literária.

Até dia 2 de junho, no âmbito da participação de Portugal como País Convidado na FLS 2019, virão a Sevilha autores como Lídia Jorge, José Luís Peixoto, Dulce Maria Cardoso, Manuel Alegre e Gonçalo M. Tavares. Realizar-se-ão também conferências e um ciclo de cinema português. Na FLS 2019 há pela primeira vez stands da Livraria Ler Devagar  e de produtos gastronómicos portugueses. Também nos stands das livrarias espanholas se encontram obras de autores portugueses traduzidas para castelhano.

Organizada pelo Consulado-Geral de Portugal em Sevilha, pela Associação da Feira do Livro de Sevilha e pelo Camões, I.P., a participação portuguesa na FLS 2019 conta ainda com o apoio de várias entidades que tornaram possível uma programação diversificada.  

Veja a programação completa aqui.

 

30462 1

30462 2