Espanha: Participação portuguesa na Feira do Livro de Madrid

Publicado em quinta-feira, 26 maio 2022 16:31

A Feira do Livro de Madrid decorre entre 27 de maio e 12 de junho de 2022, contando com a participação de Portugal no programa oficial com a apresentação de escritores e roteiros literários portugueses. A programação de 2022 terá como foco o escritor José Saramago. São 18 sessões organizadas num diálogo entre autores portugueses e escritores e jornalistas espanhóis e ibero-americanos. Laura Restrepo, Sérgio Ramirez, Fernando Gómez Aguilera, Martin López-Vega, Fernando Berlín, entre outros, estarão em conversa com os autores nacionais que se deslocam a Madrid.

No evento será dicutida a importância da América Latina na obra de José Saramago com o escritor nicaraguense e Prémio Cervantes, Sergio Ramírez; com a escritora colombiana Laura Restrepo; e ainda com o Prémio Saramago 2019, Afonso Reis Cabral, numa sessão moderada por Pilar del Rio. Na sessão Por Saramago: El pájaro que pía posado en el rinoceronte, Anabela Mota Ribeiro e Fernando Gómez Aguilera dão ao público um olhar sobre o ser humano que sustém o autor, através de temas fundamentais que permitem percorrer o seu legado.

José Luís Peixoto, Prémio Saramago 2001, traz a Madrid o projeto Viagem a Portugal Revisited, do Turismo de Portugal e da Fundação José Saramago. A reconstrução dos roteiros percorridos por Saramago, e descritos na obra homónima é feita por autores contemporâneos nacionais e internacionais, entre os quais Manuel Rivas, que se apresenta em diálogo com Peixoto. Em conversa com o jornalista Fernando Berlín, o autor vai guiar-nos ainda pelo caminho onde se cruza com José Saramago, num regresso a Autobiografia (2020), publicado pela Alfaguara, em Espanha. Vai discutir-se também o legado e o futuro com Joana Bértholo, representante de uma geração de autores nascidos depois de 1974.

José Riço Direitinho, vencedor da 1.ª Bolsa de Residência Literária lançada pela Embaixada de Portugal em Madrid e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., regressa a esta cidade onde, em 1998, "O Relógio do Cárcere" (Edições ASA) foi distinguido pelo Ayuntamiento de Madrid, com o prémio Villa de Madrid – Ramón Gomez de la Serna, entre concorrentes de 26 países no âmbito da “Capital Ibero-americana da Cultura 98”.

Joana Estrela e Bernardo Carvalho, editados em Portugal pela Planeta Tangerina, trazem à Feira do Livro as obras “Menino, menina” e “Atlas dos Grandes Exploradores”, publicadas em Espanha pela Takatuka e a Fulgencio Pimentel. O “Atlas dos Grandes Exploradores” venceu, entre outros prémios, o Prémio “Non Fiction”, atribuído pela Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha 2019. Ambos os títulos têm direitos vendidos para diferentes países, como a Alemanha, o Brasil, a China, a Coreia, a Eslováquia, Holanda, Itália, Polónia ou Turquia, entre outros.

Durante a Feira do Livro serão apresentados no stand nacional escritores como Eça de Queirós, com a presença de Afonso Reis Cabral - atual presidente da fundação homónima - , a Lisboa de Fernando Pessoa, itinerários que unem o vinho e a literatura em regiões como o Douro e o Alentejo, e diversas propostas de viagens a Portugal.

A presença portuguesa é apoiada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta com a colaboração do Turismo de Portugal. O stand de Portugal conta também com a participação da RELI - Rede de Livrarias Independentes.

Mais informação aqui.