Espanha: XIII Prémio de Tradução ‘Giovanni Pontiero’

Publicado em quarta-feira, 23 janeiro 2013 11:33

Até ao dia 1 de março está aberto o período de receção das obras concorrentes à XIII edição do Prémio de Tradução Literária ‘Giovanni Pontiero’, organizado anualmente pelo Centro de Língua Portuguesa / Camões IP de Barcelona e pela Facultat de Traducció i d’Interpretació da Universitat Autònoma de Barcelona.

A edição de 2013 do Prémio ‘Giovanni Pontiero’ é destinada às traduções para catalão de obras literárias de qualquer género escritas originalmente em língua portuguesa, publicadas entre 1 de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2012. Nos anos pares, o prémio é aberto nas mesmas condições às traduções para espanhol de obras literárias.

O Prémio de Tradução ‘Giovanni Pontiero’, no valor de 6 mil euros para o tradutor, foi instituído em 2001 para honrar a figura do grande tradutor Giovanni Pontiero (1932-1996), nascido em Glasgow e professor universitário no Reino Unido, que «desenvolveu uma prolífica atividade como investigador, principalmente no campo dos estudos literários portugueses e brasileiros, sendo autor de numerosos artigos, ensaios, conferências, entradas em enciclopédias e traduções», segundo uma nota biográfica divulgada pelos promotores do Prémio.

Na edição de 2012, o prémio foi atribuído à professora de Literatura Portuguesa na Universitat de Barcelona Elena Losada, pela tradução da obra de Clarice Lispector Queridas mías [Minhas Queridas], uma recolha da correspondência trocada entre a autora e as suas irmãs, entre 1944 e 1959, quando acompanhou o marido, o diplomata Maury Gurgel Valente, nas suas missões no exterior.

Em 2011, o Prémio não foi atribuído, por decisão das duas instituições promotoras. Em 2010, o Prémio foi atribuído ao poeta, tradutor e crítico literário espanhol Carlos Clementson pela seleção, estudo e tradução da antologia de poesia Alma Minha Gentil, a primeira antologia geral de poesia portuguesa em edição bilingue português/espanhol.

Em 2009, o Prémio Giovanni Pontiero foi para Núria Prats Espar, pela sua tradução para catalão do livro A Viagem do Elefante (El Viatge de l’elefant), de José Saramago.