Espanha: XVI Prémio de Tradução Giovanni Pontiero

Publicado em quarta-feira, 13 julho 2016 18:39

O Camões – Centro de Língua Portuguesa em Barcelona e a Facultat de Traducció i d’ Interpretació da Universitat Autònoma de Barcelona convocam o XVI Prémio de Tradução Giovanni Pontiero, no sentido de honrar a figura do grande tradutor Giovanni Pontiero.

Nos anos ímpares o prémio será destinado a traduções realizadas para catalão de obras literárias de qualquer género, escritas originalmente em Língua Portuguesa e publicadas nos dois anos anteriores ao da entrega do prémio. Nos anos pares o prémio estará aberto às traduções realizadas para castelhano de obras literárias de qualquer género, escritas originalmente em Língua Portuguesa e publicadas nos dois anos anteriores ao da entrega do mesmo. 

Na presente edição, poderão concorrer ao prémio todas as traduções para castelhano de obras literárias escritas originalmente em Língua Portuguesa e publicadas entre o dia 1 de janeiro de 2014 e o dia 31 de dezembro de 2015.

Os tradutores ou editoras que pretendam aceder a este prémio deverão apresentar cinco exemplares da tradução em castelhano e, pelo menos, dois exemplares da obra original (que não serão devolvidos) na seguinte morada: Facultat de Traducció i d’Interpretació, Edifici K, Universitat Autònoma de Barcelona, 08193 Bellaterra (Barcelona), dirigidos ao Secretário do Júri do XVI Prémio de Tradução Giovanni Pontiero. 

Nesta edição, o prazo de apresentação das obras finalizará no dia 19 de setembro de 2016.

O Júri será composto por um membro nomeado pelo Instituto Camões, um membro nomeado pelo decanato da Facultat de Traducció i d’Interpretació da UAB, um membro nomeado por Amigos de Giovanni Pontiero, uma pessoa de trajetória reconhecida no campo dos estudos lusófonos e um secretário sem voto em representação das entidades organizadoras. O Júri poderá, sempre que assim o entender, recorrer à consulta dos especialistas que considerar necessários.

A decisão do Júri tornar-se-á pública na cerimónia de entrega do prémio, que se realizará na Facultat de Traducció i d’Interpretació da UAB, no dia 27 de outubro de 2016.

O valor do prémio é de 6000 euros para o tradutor.  

Qualquer questão não especificada no regulamento será decidida pelo júri.

Para qualquer informação: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.