Etiópia: Comemorações do Dia de África

Publicado em quinta-feira, 23 junho 2022 10:20

No Dia de África, que foi celebrado no dia 25 de maio de 2022, o Instituto de Estudos Etíopes da Universidade de Adis Abeba organizou uma visita à Ala Panafricana do Museu Etnográfico, que se situa na área anteriormente ocupada pela Reitoria, no palácio Leul Guenet, pertença do Imperador Hailé Selassié e que foi doado à Universidade de Adis Abeba, em 1961.

Uma das salas da Ala Panafricana é o gabinete do antigo imperador, agora incluído na exposição pelo papel desempenhado por esse Chefe de Estado etíope na fundação, em 1963, da Organização da Unidade Africana (OUA) e na sua influência no estabelecimento, em Adis Abeba, da sede desta organização.

Em 2020, a Embaixada de Portugal contribuiu para os trabalhos de conservação destas quatro salas do edifício histórico. Este contributo foi reconhecido pelo Diretor do Instituto, Tekele Merid, e pela curadora da exposição panafricana, Desta Meghoo, nas respetivas alocuções durante a breve cerimónia que antecedeu a visita.

Para a ocasião, dando corpo a uma ideia anteriormente partilhada com Desta Meghoo e com o diretor do Museu, a docente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Isabel Boavida, concebeu três novos postais da série “Instalar a Poesia no Dia”, focando três figuras do espaço lusófono: o líder quilombola Zumbi dos Palmares, Amílcar Cabral e Noémia de Sousa. Os postais foram oferecidos aos convidados – diplomatas de diversas missões diplomáticas, autoridades académicas, investigadores e artistas. Veja um dos postais aqui.