Etiópia: Criação de uma associação de falantes de português

Publicado em terça-feira, 28 junho 2022 12:42

No dia 4 de junho de 2022, os convidados do Grupo CPLP foram acolhidos no jardim da Residência da Embaixada do Brasil na Etiópia, numa festa da língua portuguesa, com a criação de uma associação de falantes de português - Núcleo de Lusofalantes da Etiópia.

Após as mensagens de boas-vindas e considerações proferidas pelo Embaixador Luiz Eduardo Pedroso (Brasil), a Embaixadora Luísa Fragoso (Portugal), o Embaixador Alfredo Nuvunga (Moçambique) e o Ministro Conselheiro Coutinho Viquissi Copumi (Angola), o programa incluiu: uma homenagem ao decano dos falantes de português na Etiópia, Girma Beshah; o ato de proclamação do Núcleo de Lusofalantes da Etiópia; um almoço de convívio e um momento de poesia recitada e cantada.

O número crescente de estudantes da língua portuguesa e o seu estatuto como língua oficial na União Africana, cuja sede se localiza na capital etíope, Addis Abeba, são fatores que justificam a oportunidade desta iniciativa. O evento enquadrou-se nas comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa - que se celebra a 5 de maio - e teve o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

A proclamação, abaixo transcrita, foi aprovada pelos membros dinamizadores do núcleo, Anteneh Nigussie, Genet Yilma, Kirubel Mulugeta, Luana Alves, Sofia Engida e Worku Gebre Yohannes, e lida por este último:

"Nós, grupo de cidadãos etíopes e de outras nacionalidades residentes na Etiópia que têm em comum a língua portuguesa e o interesse pelas culturas dos países de língua portuguesa, proclamamos a criação do Núcleo de Lusofalantes da Etiópia. O Núcleo de Lusofalantes da Etiópia tem o apoio do Grupo CPLP na Etiópia e será um parceiro privilegiado no planeamento e realização de atividades do Grupo e de cada uma das missões diplomáticas que o constituem.

Para o seu ato fundacional, o Núcleo conta com um grupo dinamizador de seis elementos. Todos os cidadãos etíopes e de outras nacionalidades residentes na Etiópia que tenham em comum a língua portuguesa e o interesse pelas culturas dos países de língua portuguesa podem aderir ao Núcleo.

Os objetivos de formação de um tal Núcleo de Lusofalantes na Etiópia são:

  • proporcionar ocasiões de convívio para praticar a conversação nesta língua comum e alargar as oportunidades que advém de tais contactos;
  • criar e desenvolver uma rede de contactos entre pessoas, etíopes e de outras nacionalidades residentes na Etiópia, que têm em comum falar a língua portuguesa;
  • apoiar os novos aprendentes (estudantes) de Português;
  • promover o conhecimento das culturas e da diversidade dos países da CPLP, através de cursos abertos de língua e outras atividades lúdico-culturais.

Os estatutos e estrutura do núcleo, enquanto associação de Lusofalantes da Etiópia serão definidos pelos seus membros fundadores. As atividades a desenvolver, autonomamente ou em colaboração com o Grupo CPLP na Etiópia e/ou as embaixadas, deverão servir os interesses dos membros do Núcleo de Lusofalantes na Etiópia."

33295 l2

Fotos: Isabel Boavida