Etiópia: Portugal promove exposição de Arte internacional no Museu Nacional da Etiópia

Publicado em segunda-feira, 25 fevereiro 2013 14:02

A capital da Etiópia, Adis Abeba, recebe em março a primeira exposição de arte internacional, intitulada “Bridges”. Trata-se de uma coleção privada que apresenta obras de 45 artistas de todo o mundo e estará patente no Museu Nacional da Etiópia entre os dias 2 e 10 de março, de 2013.

Da Europa aos EUA, passando por África e pela Ásia, são 25 os países representados na exposição “Bridges”, que inclui pinturas, gravuras, miniaturas, fotografias, tecidos e peças de artesanato e de mobiliário.

A exposição, de entrada gratuita, dará ao público a oportunidade de ver algumas obras raras e importantes na História da Arte do século XV ao século XXI, nomeadamente uma peça de cerâmica da dinastia Ming.

O espólio conta sobretudo com peças de arte indígena, artesanato cerimonial, arte moderna e contemporânea, tendo como curadoras Desta Y. Meghoo e Isabel Boavida.

A arte etíope marcará presença com os trabalhos de quatro artistas, entre os quais se destacam Daniel Taye e Merid Tafesse. Na mostra, onde também se incluem artistas brasileiros e moçambicanos, Portugal será representado pela artista plástica Graça Coutinho.

Esta iniciativa, organizada pela Embaixada de Portugal na Etiópia, com o apoio do Camões, I.P., promove ainda a projeção de filmes, palestra sobre arte, visitas guiadas e workshops para estudantes.