EUA: Acordos de Cooperação com o Bristol Community College e a UMass – Dartmouth

Publicado em quinta-feira, 16 junho 2016 09:06

Por ocasião da visita da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, aos Estados Unidos, a 8 e 9 de junho de 2016, foram assinados dois protocolos de cooperação para promover a língua portuguesa (LP) naquele país.

A 8 de junho foi assinado um protocolo com o Bristol Community College, que conta com o Lusocentro e uma biblioteca lusófona. No dia 9 foi renovado o protocolo existente entre o Camões, I.P. e o polo de Dartmoutth da Universidade de Massachusetts, onde existe um centro de estudos portugueses. Coube ao Embaixador de Portugal nos Estados Unidos, Domingos Fezas Vital assinar os dois instrumentos em nome do Camões, I.P.

A cooperação com a UMass – Dartmouth teve início em 2009 através da assinatura de um Protocolo de cooperação com o Camões, I.P. para apoio ao Programa de Estudos Portugueses.

A UMass – Dartmouth tem o maior Programa de Estudos Portugueses dos EUA, uma vez que oferece licenciatura, mestrado e doutoramento em LP. O apoio do Camões, I.P. materializa-se na atribuição de uma verba alocada ao programa de doutoramento através do pagamento de bolsas a três doutorandos que são monitores no curso de licenciatura.

A parte americana assegura a contratação de outros três doutorandos/monitores, num total de seis monitores por ano.  Estes monitores são coordenados pelo responsável pela parte científica do Programa de Estudos Portugueses da Universidade, Prof. Doutor Vítor Mendes, e orientados, na prática pedagógica, pela Prof. Doutora Gláucia Silva. Frequentam cursos na área dos Estudos Portugueses 363 alunos.

O Bristol Community College, em Fall River, oferece cursos de português de nível elementar e intermédio que tiveram 207 estudantes em 2015/2016. Oferece ainda aulas de português para intérpretes de português/inglês. Este curso dá um certificado que permite trabalhar como intérprete em hospitais e outras instituições públicas onde é necessário apoio à comunidade.

O Lusocentro é um espaço privilegiado que tem uma forte ligação à comunidade de expressão portuguesa, no apoio a atividades de âmbito cultural e académico. Tem organizado, desde a sua criação em 2002, palestras, conferências, encontros com escritores portugueses e lusófonos e atividades ligadas ao ensino e aprendizagem da língua portuguesa.

Através do Protocolo de Cooperação com o Camões, I.P. propõe-se apoiar a realização de eventos e ações no âmbito da promoção da língua e da cultura portuguesas.