EUA: Encontros com a escritora Luísa Fortes da Cunha

Publicado em terça-feira, 10 abril 2012 18:21

No âmbito de uma iniciativa da Coordenação de Ensino de Português nos EUA/Instituto Camões, a escritora Luísa Fortes da Cunha está, entre os dias 10 a 14 de abril, em Boston, New Bedford e em Providence, a fim de participar em diversos encontros com alunos, professores de Português, outros membros da comunidade educativa e da comunidade luso-americana, interessados na promoção e ensino da Língua Portuguesa.

O programa da visita da escritora Luísa Fortes da Cunha integra vários encontros com a comunidade escolar e estudantes de português nas diversas escolas públicas americanas e escolas comunitárias portuguesas das referidas áreas consulares, bem como em bibliotecas públicas.

Esta iniciativa pretende proporcionar aos alunos, e restante comunidade escolar, um contacto direto com a obra da autora, dedicada à literatura infantojuvenil e que conta já com alguns dos seus livros no Plano Nacional de Leitura do Ministério da Educação, que irá também partilhar a sua experiência criativa e de escrita, bem como apresentar e dar a conhecer o seu trabalho.

No quadro da sua deslocação aos Estados Unidos da América e ao Canadá, a escritora para além dos encontros, proporcionará uma oportunidade de convívio e intercâmbio entre diversas escolas e de conhecimento da sua obra.

Esta visita da escritora Luísa Fortes da Cunha, que tem o apoio do Consulado-Geral de Portugal em Boston, do Consulado de Portugal em New Bedford e do Vice-Consulado de Portugal em Providence, representa ainda um sinal da importância do contributo desta Coordenação às escolas comunitárias portuguesas e às escolas do ensino oficial americano, com o objetivo de promover e divulgar o ensino da língua portuguesa.

Luísa Fortes da Cunha (Vila Franca de Xira, November 13, 1959) é uma escritora portuguesa.

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física de Lisboa (1987), recebeu uma bolsa de estudo do Conselho da Europa – Divisão de Educação, Cultura e Desporto, em 1990, com estágio em Estrasburgo. Concluíu o Mestrado em Gestão da Formação Desportiva em 1998, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa e Pós-Graduação em Educação Especial pela Universidade Lusófona. Autora de inúmeras publicações científicas e artigos sobre segurança desportiva infantil, Luísa Fortes da Cunha estreou-se na literatura infanto-juvenil com “Teodora e o Segredo da Esfinge”, livro que atingiu um sucesso de popularidade entre os jovens e que em apenas 3 meses após sua publicação, entrou em 2ª edição.

Programa