EUA: Exame NEWL de Português | edição de 2022 

Publicado em sexta-feira, 29 abril 2022 16:00

No dia 28 de abril de 2022, cerca de 300 alunos do ensino secundário realizaram o exame NEWL de Português - Lab based (presencial) em vários centros de exame nos distritos escolares americanos de todo o país e também no estrangeiro.

Cerca de 90 alunos lusodescendentes das várias escolas participantes contaram com o apoio financeiro do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD) para o pagamento da propina do exame no âmbito do Memorando de Entendimento celebrado com a American Councils for International Education, sediada em Washington DC.

Este exame confere créditos no acesso ao ensino superior nos Estados Unidas da América (EUA) e é reconhecido pelo Programa de Advanced Placement (AP) do College Board. A inclusão da língua portuguesa entre as que são avaliadas pelo Programa de AP teve um impacto extremamente significativo na valorização e consequente disseminação da língua portuguesa nos estabelecimentos de ensino nos EUA e para isso tem havido uma colaboração com a rede diplomática e consular nos EUA, de várias organizações profissionais americanas e organizações lusoamericanas ligadas diáspora e à promoção da língua portuguesa. É da maior importância a inclusão do português entre as disciplinas que beneficiam dos créditos, e que viabilizam o acesso dos alunos do ensino secundário ao ensino superior nos EUA, nomeadamente na:

(i) obtenção de créditos;

(ii) colocação de nível (placement), caso pretendam prosseguir estudos em Língua Portuguesa no ensino superior.

 

Foto: Brianna Medeiros