EUA: Inauguração da Cátedra Lídia Jorge

Publicado em sexta-feira, 08 abril 2022 10:52

No dia 5 de abril de 2022 foi inaugurada a Cátedra Lídia Jorge do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. na Universidade de Massachusetts Amherst, na área consular de Boston, nos Estados Unidos da América. O evento contou com a presença da escritora Lídia Jorge, que se encontra desde o dia 2 de abril nesta região da Nova Inglaterra para um périplo em várias universidades americanas, incluindo a Brown University e a UMass Dartmouth, onde irá participar em palestras e colóquios com outros autores de expressão portuguesa.

No âmbito do memorando de entendimento existente entre o Camões, I.P. e a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD), que prevê ações conjuntas para o desenvolvimento da presença portuguesa nos E.U.A., foi proposta uma adenda, em 2021, que estipulava o financiamento conjunto da criação de três cátedras em quatro universidades norte-americanas.

O Departamento de Português e Espanhol da UMass Amherst organizou um programa para a inauguração da Cátedra Lídia Jorge, que teve lugar no campus da Universidade e no qual participaram vários membros da Direção da Universidade e da Faculdade de Humanidades e Belas Artes, entre alunos, académicos, professores e docentes de língua portuguesa de escolas comunitárias portuguesas da região e outros convidados. Estiveram ainda presentes nesta cerimónia inaugural João Caixinha, Coordenador do Ensino Português nos E.U.A., em representação do Camões, I.P., e o Conselheiro das Comunidades Portuguesas na Nova Inglaterra, Paulo Martins.

As linhas de investigação da Cátedra Lídia Jorge serão a literatura portuguesa, a história da cultura portuguesa, as culturas de expressão portuguesa (culturas lusófonas) e a promoção de traduções.

33054 1

33054 6

33054 3